O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Os textos (artigos, resenhas ou ensaios) devem ser escritos em língua portuguesa, inglesa, espanhola e deverão ser inéditos, além de obedecer à seguinte formatação:

Espaçamento: 1,5 (um e meio) do texto, em editor de textos Word for Windows, e espaço simples para o corpo de citações longas (acima de 03 linhas), resumo, notas de rodapé e legendas;

Número de páginas: mínimo de 10 laudas e máximo de 30 para artigos e ensaios e mínimo de 05 laudas para resenha. A obra a ser resenhada deverá ter sido publicada há no máximo 02 (dois) anos.

Tipo de letra: Times New Roman, tamanho 12.

Citações superiores a três linhas: fonte tamanho 10, com adentramento de 4 cm. 

Formato e margens do papel: A4, com margens de 3 cm (superior e esquerda) e 2 cm (inferior e direita).

A forma de apresentação dos textos deverá seguir o seguinte padrão:

Título em língua materna e em língua inglesa, francesa ou espanhola: centralizado, tamanho 12, em caixa alta e negrito.

Nome(s) do(s) autor(es):  em negrito, duas linhas abaixo do título, seguido(s) por indicação de nota de rodapé numérica cuja função será assinalar os dados relacionados à titulação, à função ocupada pelo(s) autor(es), a instituição onde exerce(m) atividade profissional e um e-mail válido.

Títulos das seções: numerados em algarismos arábicos (sem numeração nas referências bibliográficas), alinhados à esquerda, em negrito e maiúsculo. 

Paragrafaçãoutilizar paragrafação automática.

Resumo/Abstract/Resumé: deverá apresentar-se em tamanho 12, espaço simples, conter entre 50 e 100 palavras, devendo aparecer duas linhas abaixo do nome do autor. A grafia das palavras abstract e resumo deverá aparecer em negrito.

Palavras-chave/keywords/mots-clés/palabras claves: deverão ser grafadas em negrito e seguidas de dois pontos. As palavras-chave deverão aparecer após os respectivos resumos, em minúsculas, sem adentramento, contendo no máximo 05 (cinco) palavras, separadas por ponto-e-vírgula.

Espaços entre as partes do texto: entre as partes do texto e exemplos, citações, tabelas, ilustrações etc., utilizar espaço de 6 pontos.

Introdução: o título da introdução deve ser redigido na terceira linha após as keywords (mots-clés ou palabras clave).

Citação: para texto citado com menos de três linhas, usar aspas no próprio corpo do texto, mencionando sempre a fonte utilizada (AUTOR, ano, p.). Para texto citado com mais de três linhas, adentrar o texto em 4 cm e utilizar a mesma fonte em tamanho 10 e espaço simples.

Exemplos de corpora analisados: devem vir no mesmo padrão da citação.

Figuras, tabelas e gráficos:  devem vir inseridos na posição em que devem figurar na publicação. Em caso de imagens, o autor deverá encaminhar o termo de cessão de direitos do autor da imagem/figura. Os títulos de figuras devem ser digitados com fonte Times New Roman, tamanho 10, justificados, com a indicação da Fonte (é indispensável a identificação da fonte, para que não se caracterize, posteriormente, apropriação indébita).

Tabelas: o título deverá ficar acima, justificado (tamanho 10), e a fonte abaixo (tamanho 10).

Títulos de quadros, fotos ou quaisquer ilustrações: devem ser identificados abaixo dos mesmos, exceto para as Tabelas que têm os títulos acima, tamanho 10, justificados; seguidos da Fonte (tamanho 10). Caso a ilustração tenha sido criada pelo autor(a) do texto, colocar-se-á: Fonte: Elaboração do autor(a), cidade, ano.

Apêndices e/ou anexos: devem vir após as Referências Bibliográficas.

Padrão de indicação bibliográfica: obedece à ordem autor/data/página, devendo o nome do autor constar em caixa alta apenas quando inserido entre parênteses. Exemplo: (BORTONI-RICARDO, 2004, p. 23).

Recurso tipográfico: deverá ser utilizado o itálico (exceto nos casos indicados).

Notas de rodapé devem restringir-se ao mínimo necessário, ser colocadas na parte inferior da página correspondente à chamada numérica, em fonte tamanho 10 e espaço simples.

Referências bibliográficas: devem se referir apenas às obras citadas nos textos, obedecendo ao seguinte padrão:

Livro: sobrenome (grafado em maiúsculas) e nome do autor, título da obra em itálico, local de publicação, editora e data.   Ex.: SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23ª ed. São Paulo:Cortez, 2007.

Capítulo de livro: Sobrenome (grafado em maiúscula) e nome do autor, título do capítulo, seguido da preposição In: e das referências do livro: sobrenome (grafado em maiúscula) e nome do autor, organizador, título do livro (em itálico), local de publicação, editora, data (seguida dos números das páginas).

Ex.: PENNYCOOK, Alastair.  A Lingüística Aplicada dos anos 90: em defesa de uma abordagem crítica. In: SIGNORINI, Inês;. CAVALCANTI, Marilda C. (org.) Linguística aplicada e transdisciplinaridade. Campinas: Mercado de Letras, 1998. p. 23-49.

Periódicos: sobrenome (grafado em maiúscula) e nome do autor, título do artigo, identificação do periódico (grafado em itálico), volume, número do periódico, número das páginas, mês e ano da publicação.

Ex.: MAGALHÃES, Telma M.V. A valoração de traços de concordância dentro do DP. D.E.L.T.A. v. 20, n. 1, p. 329-338, jun., 1994.