MEMÓRIAS DA GUERRILHA DO ARAGUAIA: DR. JOÃO CARLOS HAAS SOBRINHO, O DR. JUCA

Conteúdo do artigo principal

César Alessandro Sagrillo Figueiredo
Luiza Helena Oliveira da Silva
Sonia Maria Haas

Resumo

Entrevistamos para esse dossiê da Revista São Luís Orione a publicitária Sônia Maria Haas, irmã do Dr. João Carlos Haas Sobrinho, médico e guerrilheiro brasileiro do Partido Comunista do Brasil (PCdoB).  Natural do Rio Grande do Sul, era conhecido na região do Araguaia como Dr. Juca, foi morador das cidades de Porto Franco/MA e Xambioá/TO quando se integrou a Guerrilha do Araguaia (1972-1975), vindo a falecer em combate no ano de 1972 e em situações ainda não esclarecidas pelo Estado brasileiro. Sônia Maria Haas se dedicou desde os anos 80 no intuito de buscar o paradeiro do seu irmão, tão logo a família teve certeza da sua morte e desaparecimento político. Os relatos possuem como objetivo examinar a memória dos familiares dos desaparecidos políticos acerca das suas lembranças, suas reinvindicações políticas por verdade e justiça, assim como o esclarecimento dos fatos que resultaram no seu assassinato e a possiblidade de localização do seu corpo.  Esta entrevista foi gravada via google-meet em setembro de 2020, em meio a Pandemia de Covid-19.

Detalhes do artigo

Seção
ARTIGOS
Biografia do Autor

César Alessandro Sagrillo Figueiredo, UFT

Doutor em Ciências Políticas. Docente da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Tocantinópolis. Realizou estágio pós-doutoral em semiótica (UFT). Membro do GESTO (Grupo de Estudos do Sentido – Tocantins). Desenvolve pesquisas relativas à literatura de testemunho. 

Luiza Helena Oliveira da Silva, UFT

Docente da Universidade Federal do Tocantins (UFT), coordenadora do GESTO (Grupo de Estudos do Sentido – Tocantins). Desenvolve pesquisas em semiótica aplicada relativas ao ensino de língua e literatura, no momento priorizando produção de autores do Tocantins que tematizam a ditadura. E-mail

Sonia Maria Haas

Publicitária