A Revista São Luís Orione Online é um periódico semestral vinculado à Faculdade Católica Dom Orione (FACDO), de Araguaína, cidade do Norte do Tocantins.

Tem como objetivo divulgar produções acadêmicas originais relativas às Ciências Sociais e Humanas.

De caráter interdisciplinar, visa à socialização de saberes acadêmicos privilegiando trabalhos que problematizem a região. 

ISSN: 2446-5062

Qualis/CAPES 2019 B3 

Chamada para artigos

2021-02-12

 

A MEMÓRIA E A COMUNICAÇÃO COMO FORMA DE RESISTÊNCIA: NOVAS CONFIGURAÇÕES DE LUTAS NO CAMPO

 

No espaço rural podemos inferir a existência de uma multiplicidade de atores e distintas associações dentro deste lócus específico, consequentemente, havendo diferentes formas de viver o campo, logo, como objeto de estudo deste cenário destacamos os trabalhadores campesinos e moradores das comunidades tradicionais. São inúmeras as comunidades que vivem o fenômeno da "morte" da sua cultura camponesa e, como forma de resistência, impulsionam uma luta pela manutenção das suas histórias de vidas. Destacamos, ainda, nesse cenário a metamorfose anômala dos camponeses despossuídos da terra e transformados em moradores de beira de estrada, fato que se tornou um fenômeno brutal com chegada do agronegócio em várias regiões do Brasil. Consideramos, portanto, que a luta pela posse da terra por esses agentes estimula formas diferenciadas de empoderamento e emancipação baseadas no ethos particular de cada comunidade, do mesmo modo, estabelece modelos diferenciados de embates, justamente a fim de manter ou legitimar a sua propriedade. A partir do exposto, esse dossiê possui como objetivo principal estimular esse diálogo pensando as novas configurações de resistências, procurando dar destaque para as distintas formas de luta pela terra e território, bem como a ação efetiva pela manutenção da cultura e da tradição. Dentro desse espectro, procuraremos dar importância para como a memória e as novas formas de ativismo digital tornaram-se instrumentos eficazes, com poder simbólico, para garantir a legalidade da luta pela terra para esses trabalhadores do campo, uma vez que, na maioria dos casos, encontram-se em processo de disputas e litígios junto a grandes corporações do capital. Em síntese, neste dossiê consideramos que a memória, muitas vezes subterrânea, e os processos comunicacionais em ambientes digitais servem como estratégias de fundamental importância e de fortalecimento para este espaço rural, haja vista as constantes disputas material e cultural. Finalizando, são muito bem vindos, também, textos que vislumbrem configurações não institucionais de resistência aplicados por essas comunidades campesinas, assim como artigos que aludem à educação e ao ensino como instrumento de emancipação a partir deste recorte proposto.

        

 

Palavras-chaves: Memória. Ativismo digital. Narrativas de lutas e resistência. Rupturas institucionais.

 Envio: revistaorione@catolicaorione.edu.br

Prazo de submissão: até 15 de outubro de 2021.

Dossiê: dezembro de 2021. 

 

Organizadores:

Prof. Dr. Cesar Alessandro Sagrillo Figueiredo – Professor adjunto do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Tocantins (UFT).  Com Doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

Profa. Dra. Carmem Barroso Ramos – Professora Adjunta da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).  Com Doutorado em História Cultural pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

 

Profa Dra. Roseane Arcanjo Pinheiro - Professora adjunta do Curso de Jornalismo, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Imperatriz. Com Doutorado em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

 

Professor: Jose Siney Ferraz Rodrigues- Professor Adjunto Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).  Com Doutorado em História Cultural pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

 

 

 

 

Qualis Capes B3

2020-12-21


A Revista São Luís Orione recebeu Qualis/CAPES 2019: B3. Agradecemos a colaboração de todos os autores que submeteram e submetem trabalhos em nossa Revista.  Lembrando que as submissões seguem em fluxo contínuo. Aguardamos o envio de novos trabalhos. 

 

A nova edição da Revista São Luís Orione, ed. V.2, nº 15,  2020 encontra-se online. Convidamos à leitura e lembramos que estamos recebendo contribuições para o primeiro semestre de 2021.

 

v. 1 n. 16 (2021): Temática Livre

Na busca de um engajamento científico pós-moderno, a Revista São Luís Orione Online apresenta um volume atemático e interdisciplinar, na tentativa de colaborar, de maneira eficiente e eficaz, com as discussões científicas brasileiras no âmbito das Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas. Composto por 12 (doze) trabalhos, construídos por diferentes conhecimentos acadêmicos

Publicado: 2021-06-18

Apresentação

Bruno Gomes Pereira; Nilsandra Martins de Castro

AS DIFICULDADE E RESPONSABILIDADES NA PRODUÇÃO LITERÁRIA INDÍGENA

Daniel Cervantes Angulo Vilarinho, Walace Rodrigues , Valéria da Silva Medeiros

GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA MATEMÁTICA PARA O ENSINO DA FRAÇÃO

Jairomar de Araújo Sobrinho, Helves Belmiro da Silveira, Orlando Dantona Albuquerque

SIMBOLOGIA E INTERTEXTUALIDADE NO LIVRO “AS CRÔNICAS DE NÁRNIA”

Ana Carolina Alves de Lima Oliveira, Nilsandra Martins de Castro

MARKETING VERDE E A ADERÊNCIA DO CONSUMIDOR EM RELAÇÃO AO CAFÉ SUSTENTÁVEL

Marina Ariente Angelocci Ariente Angelocci, Bruno Gomes Pereira, Karina Cassia Martucci, Agnes Misao Corazza Tsuda
Ver Todas as Edições