UMA ATITUDE INTERDISCIPLINAR E O USO DE GÊNEROS TEXTUAIS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA
Resumo
O presente artigo, de cunho bibliográfico, propõe uma discussão acerca da importância da interdisciplinaridade no contexto do ensino e aprendizagem da Língua Inglesa, focalizando os diversos gêneros textuais que podem ser utilizados em sala de aula, e as várias possibildiades de aprendizagem que tais gêneros evocam. Assim, busca-se apresentar uma reflexão centrada numa mudança de atitude. Ou seja, mais que utilizar materiais ou estratégias didático-pedagógicas com base nos princípios da interdisciplinaridade, trata-se de adotar uma atitude interdisciplinar. Teorizando o uso de gêneros textuais, revela-se que tais “instrumentos” possibilitam não apenas a aquisição do conhecimento linguístico, mas o desenvolvimento do senso crítico-reflexivo dos educandos. Para tanto, o nosso aporte teórico parte das discussões de Fazenda (2003; 2008) sobre a Interdisciplinaridade; dos PCNs (2000; 2006) e das DCNs (2008) que versam sobre a Língua Estrangeira num contexto interdisciplinar, entre outros pensadores que abordam o uso de gêneros textuais, como Bazerman (2006) e Marcuschi (2008).