SANTIDADE E REPRESENTAÇÃO

UM DIÁLOGO ENTRE AS OBRAS SANTA CATARINA DE CARAVAGGIO E O RETRATO DE CATARINA DE BRAGANÇA POR JACOB

Autores

  • Ana Caroline Souza Moraes Universidade Federal do Norte do Tocantins

Resumo

O presente artigo tem como escopo a análise de dois quadros. O primeiro do pintor Caravaggio (1571-1610) no qual retrata da Santa Catarina e do artista flamengo Jacob Huysman (1633-1696) em que se há a representação da monarca portuguesa Catarina de Bragança sob a imagem da Santa supracitada. Deste modo, o estudo consiste em debruçar sobre as encenações artísticas que coube a mulher na história da arte. Isto implica dizer que o diálogo estabelecido entre os quadros e os estudos da referenda santidade atribuído à mulher, é por seguinte, calcado nos setores de exercícios de poder, como é o caso da infanta portuguesa em frente ao estabelecimento de sua dinastia ao trono e a prescrição de alianças diplomáticas por meio de arranjos matrimoniais.

Biografia do Autor

Ana Caroline Souza Moraes, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Historiadora pela Universidade Federal do Norte do Tocantins. Participou do Programa Iniciação à Pesquisa PIVIC. 

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Publicado

2023-10-20

Edição

Seção

ARTIGOS