RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NAS LICENCIATURAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES AO LETRAMENTO ACADÊMICO

Autores

  • Bruno Gomes Pereira ITPAC

Resumo

Esse artigo tem como objetivo apresentar uma breve discussão teórica a respeito das práticas de letramento desenvolvidas por professores em formação inicial dos cursos de licenciaturas. Tais práticas são mediadas por relatórios de estágio supervisionado (RES), sendo este o objeto de nossas reflexões. Trata-se, portanto, de um recorte de uma investigação maior, desenvolvida no curso de Mestrado em Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Nessa abordagem, pretendemos apenas esboçar a justificativa da investigação, bem como o aporte teórico-metodológico escolhido para o tratamento dos dados gerados na ocasião. Essa pesquisa está situada no campo interdisciplinar da Linguística Aplicada (LA), tendo a Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) como principal aporte teórico para microanálise. A pesquisa é do tipo bibliográfico. Entendemos que o RES é um gênero discursivo mediador de diferentes práticas de letramento, sendo, portanto, um elemento basilar para o desenvolvimento de estudos no campo do letramento acadêmico. 

Biografia do Autor

Bruno Gomes Pereira, ITPAC

Graduado em Licenciatura Plena em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), onde apresentou a monografia "Produção Textual: Problemas de coerência e coesão a partir do uso inadequado de operadores argumentativos e referenciais", situando seu trabalho no campo da Linguística Textual (LT). Especialista em Linguística Aplicada pela Faculdade de Tecnologia Antônio Propício de Aguiar Franco (FAPAF), com o trabalho "A relação indissociável entre língua e cultura no documentário Língua: Vidas em Português". Mestre em Ensino de Língua e Literatura (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), onde defendeu a dissertação "Professores em Formação Inicial no Gênero Relatório de Estágio Supervisionado: Um estudo em licenciaturas paraenses". Doutor em Ensino de Língua e Literatura (Estudos Linguísticos) também pela UFT, tendo obtido o título por meio da defesa da tese intitulada "Relocalização de Saberes Acadêmicos na Construção de Vozes de Professores em Formação Inicial na Escrita Acadêmica Convencional e Reflexiva". Membro do Conselho Científico da Revista Ribanceira, periódico semestral do curso de Letras da UEPA, da Revista São Luis Orione, periódico anual e multidisciplinar da Faculdade Católica Dom Orione (FACDO), e da Revista Científica do ITPAC, periódico semestral e interdisciplinar do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC/Araguaína), e do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), da FAHESA/ITPAC. Autor dos livros "Autorrepresentações de Alunos-Mestre em Licenciaturas Paraenses: Um Estudo Sistêmico-Funcional" (2014), "Operadores Argumentativos em Redações Escolares: Diferentes Usos, Funções e Sentidos" (2016), "Gêneros, Textos e Discursos: Pesquisas em Linguística Aplicada" (2016), "Letramentos e Letramentos: Mapeamento de pesquisas sobre língua, literatura e contextos enunciativos" (2016), "Tendências Contemporâneas na Escola: Propostas para o Ensino na Escola Básica" (2017), "Pesquisas Acadêmicas em Foco: Olhares da Educação" (2017) e "O X da Questão: Construção Discursiva do Maior Fenômeno de Massa Brasileiro" (2017). Organizador, juntamente com outros pesquisadores, das obras "Pesquisas Linguísticas e Demandas do Ensino Básico" (2014), "Língua e Literatura: Interfaces com o Ensino" (2015), "Direito, Educação e Sociedade" (2015) e "Encontro Jurídico: direito e suas (inter) faces multidisciplinares" (2016). Atuou como docente na UEPA, ministrando disciplinas nos cursos de Letras, Pedagogia e Enfermagem, e também na UFT, onde lecionou nos cursos de Letras (Língua Portuguesa), Geografia, Zootecnia e Medicina Veterinária. É membro dos grupos de pesquisa: Letramento, estudos linguísticos, ensino e formação de professores de Língua Portuguesa, na UEPA, coordenado pelo Profº Dr. Samuel Pereira Campos e pela profª Drª Sueli Pinheiro da Silva; Linguística, Educação e Literatura (LELIT), também na UEPA, coordenado pela Profª Drª Eliete de Jesus Bararuá Solano; Sistêmica através das Línguas (SAL), na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC\SP), coordenado pela Profª Drª Leila Bárbara; Práticas de Linguagens em Estágios Supervisionados (PLES), na UFT, coordenado pelo Profº Dr. Wagner Rodrigues Silva; e Grupo de Estudos Metafóricos (GEM), também na UFT, coordenado pela Profª Drª Dieysa Kanyella Fossile e pelo Profº Dr. Heronides Maurilio de Melo Moura. Duas vezes ganhador do prêmio "Rank Brasil" (O Livro dos Recordes Nacionais). Atualmente, é professor do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC), Araguaína, onde ministra a disciplina "Língua Portuguesa", "Metodologia Científica", "Sociologia, Ética e Bioética" e "Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)", e do Mestrado Profissional em Ciências da Educação, do Instituto Superior de Educação Professora Lúcia Dantas (ISEL), pólo de Araguaína.

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Publicado

2017-08-25

Edição

Seção

ARTIGOS