Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Os textos (artigos, resenhas ou ensaios) devem ser escritos em língua portuguesa, inglesa, espanhola e deverão ser inéditos, além de obedecer à seguinte formatação:

Espaçamento: 1,5 (um e meio) do texto, em editor de textos Word for Windows, e espaço simples para o corpo de citações longas (acima de 03 linhas), resumo, notas de rodapé e legendas;

Número de páginas: mínimo de 10 laudas e máximo de 20 para artigos e ensaios e mínimo de 05 laudas para resenha. A obra a ser resenhada deverá ter sido publicada há no máximo 02 (dois) anos.

Tipo de letra: Times New Roman, tamanho 12.

Citações superiores a três linhas: fonte tamanho 10, com adentramento de 4 cm. 

Formato e margens do papel: A4, com margens de 3 cm (superior e esquerda) e 2 cm (inferior e direita).

A forma de apresentação dos textos deverá seguir o seguinte padrão:

Título em língua materna e em língua inglesa, francesa ou espanhola: centralizado, tamanho 12, em caixa alta e negrito.

Nome(s) do(s) autor(es):  em negrito, duas linhas abaixo do título, seguido(s) por indicação de nota de rodapé numérica cuja função será assinalar os dados relacionados à titulação, à função ocupada pelo(s) autor(es), a instituição onde exerce(m) atividade profissional e um e-mail válido.

Títulos das seções: numerados em algarismos arábicos (sem numeração nas referências bibliográficas), alinhados à esquerda, em negrito e maiúsculo. 

Paragrafação: utilizar paragrafação automática.

Resumo/Abstract/Resumé: deverá apresentar-se em tamanho 12, espaço simples, conter entre 50 e 100 palavras, devendo aparecer duas linhas abaixo do nome do autor. A grafia das palavras abstract e resumo deverá aparecer em negrito.

Palavras-chave/keywords/mots-clés/palabras claves: deverão ser grafadas em negrito e seguidas de dois pontos. As palavras-chave deverão aparecer após os respectivos resumos, em minúsculas, sem adentramento, contendo no máximo 05 (cinco) palavras, separadas por ponto-e-vírgula.

Espaços entre as partes do texto: entre as partes do texto e exemplos, citações, tabelas, ilustrações etc., utilizar espaço de 6 pontos.

Introdução: o título da introdução deve ser redigido na terceira linha após as keywords (mots-clés ou palabras clave).

Citação: para texto citado com menos de três linhas, usar aspas no próprio corpo do texto, mencionando sempre a fonte utilizada (AUTOR, ano, p.). Para texto citado com mais de três linhas, adentrar o texto em 4 cm e utilizar a mesma fonte em tamanho 10 e espaço simples.

Exemplos de corpora analisados: devem vir no mesmo padrão da citação.

Figuras, tabelas e gráficos:  devem vir inseridos na posição em que devem figurar na publicação. Em caso de imagens, o autor deverá encaminhar o termo de cessão de direitos do autor da imagem/figura. Os títulos de figuras devem ser digitados com fonte Times New Roman, tamanho 10, justificados, com a indicação da Fonte (é indispensável a identificação da fonte, para que não se caracterize, posteriormente, apropriação indébita).

Tabelas: o título deverá ficar acima, justificado (tamanho 10), e a fonte abaixo (tamanho 10).

Títulos de quadros, fotos ou quaisquer ilustrações: devem ser identificados abaixo dos mesmos, exceto para as Tabelas que têm os títulos acima, tamanho 10, justificados; seguidos da Fonte (tamanho 10). Caso a ilustração tenha sido criada pelo autor(a) do texto, colocar-se-á: Fonte: Elaboração do autor(a), cidade, ano.

Apêndices e/ou anexos: devem vir após as Referências Bibliográficas.

Padrão de indicação bibliográfica: obedece à ordem autor/data/página, devendo o nome do autor constar em caixa alta apenas quando inserido entre parênteses. Exemplo: (BORTONI-RICARDO, 2004, p. 23).

Recurso tipográfico: deverá ser utilizado o itálico (exceto nos casos indicados).

Notas de rodapé devem restringir-se ao mínimo necessário, ser colocadas na parte inferior da página correspondente à chamada numérica, em fonte tamanho 10 e espaço simples.

Referências bibliográficas: devem se referir apenas às obras citadas nos textos, obedecendo ao seguinte padrão:

Livro: sobrenome (grafado em maiúsculas) e nome do autor, título da obra em itálico, local de publicação, editora e data.   Ex.: SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23ª ed. São Paulo:Cortez, 2007.

Capítulo de livro: Sobrenome (grafado em maiúscula) e nome do autor, título do capítulo, seguido da preposição In: e das referências do livro: sobrenome (grafado em maiúscula) e nome do autor, organizador, título do livro (em itálico), local de publicação, editora, data (seguida dos números das páginas).

Ex.: PENNYCOOK, Alastair.  A Lingüística Aplicada dos anos 90: em defesa de uma abordagem crítica. In: SIGNORINI, Inês;. CAVALCANTI, Marilda C. (org.) Linguística aplicada e transdisciplinaridade. Campinas: Mercado de Letras, 1998. p. 23-49.

Periódicos: sobrenome (grafado em maiúscula) e nome do autor, título do artigo, identificação do periódico (grafado em itálico), volume, número do periódico, número das páginas, mês e ano da publicação.

Ex.: MAGALHÃES, Telma M.V. A valoração de traços de concordância dentro do DP. D.E.L.T.A. v. 20, n. 1, p. 329-338, jun., 1994.

ARTIGOS

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os dados pessoais informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.