CLIMA ORGANIZACIONAL: A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DE CLIMA EM UMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR

Autores

  • Cinthia Ferreira de Paula Universidade Luterana de Palmas
  • Gabriela Medina

Resumo

Este artigo é resultado de um trabalho realizado através de estágio curricular o qual teve como objetivo apresentar um estudo sobre clima organizacional e seus fatores dentro da organização privada em Palmas, Tocantins, no intuito de medir a satisfação dos colaboradores, bem-estar, relacionamento interpessoal e a sua motivação dentro do ambiente de trabalho. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa e qualitativa, por meio de uma pesquisa de bibliográfica documental através de um questionário elaborado por meio de demandas observada no estágio, contendo no questionário dez questões sendo que cinco são abertas e cinco são fechadas, abrangendo variáveis que identificamos fatores que influenciam o clima organizacional da empresa. 

Referências

GOMES, Francisco Rodrigues. Clima organizacional: um estudo em uma empresa de telecomunicações: RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 42, n. 2, p. 95-103, Abr./Jun. 2002.

HERNANDEZ, José Augusto Evangelho; MELO, Flávia Monteiro. O clima organizacional e a satisfação dos funcionários de um Centro Médico Integrado. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, Florianópolis, v. 3, n. 1, p. 11-26, jan. 2003. ISSN 1984-6657.

OLIVEIRA, Daniele de; CARVALHO, Roberto José; ROSA, Adriano Carlos Moraes. Clima Organizacional: Fator de Satisfação no Trabalho e Resultados Eficazes na Organização. IX Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2012.

PAULA, Patrícia de; STEFANO, Silvio Roberto; ANDRADE, Sandra Mara de; ZAMPIER, Marcia Aparecida. Clima e cultura organizacional em uma organização pública. Gestão & Regionalidade –São Caetano do sul São Paulo, vol. 27, nº 81, set-dez/2011.

PUENTE-PALACIOS, Kátia; FREITAS, Isa Aparecida de. Clima organizacional: uma análise de sua definição e de seus componentes. Organ. Soc., Salvador, v. 13, n. 38, p. 45-57, Set. 2006 .

SILVA, Vilma Simões da; FONSECA, Gilson Araújo. A qualidade do clima organizacional como fator contributivo para a motivação e a satisfação no trabalho: um estudo de caso dos profissionais técnicos administrativos da Fundação Visconde de Cairu. Salvador: 2011.

TEIXEIRA, Maria Clara de Salles; FRANÇA, Sergio Luiz Braga. Clima organizacional e satisfação no trabalho: estudo de caso junto a assistentes em administração de uma instituição federal de ensino superior. IX Congresso Nacional de Excelência em Gestão, Rio de Janeiro: junho de 2013. ISSN 1984-9354.

Publicado

2017-07-10

Edição

Seção

ARTIGOS