A IMPORTÂNCIA DOS CONTROLES INTERNOS NA PRESTAÇÃO DE CONTAS DE UMA INSTITUIÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS

Autores

  • Edilene Sousa Pires UNITPAC
  • Lidiane dos Santos Silva UNITPAC

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal verificar de que forma os controles internos auxiliam na gestão contábil de uma instituição de assistência social, sem fins lucrativos localizada no Sul do Maranhão, que visa incentivar a gestão socioambiental através da captação de recursos e sua aplicação em projetos e programas, que proporcionem a capacitação técnica e profissional, buscando a geração de emprego e renda para jovens e adultos. Para a realização da pesquisa foi feito um estudo de caso com análise de documentos da instituição. Observou-se que a instituição se preocupa com a transparência das informações repassadas aos seus investidores sociais, bem como para a sociedade em geral, dessa forma, alimenta controles internos, com o intuito de dar subsídios à confecção dos relatórios contábeis, e assim permitir a clareza e seriedade das informações transmitidas aos seus investidores no momento da prestação de contas.

Biografia do Autor

Lidiane dos Santos Silva, UNITPAC

UNITPAC

Referências

ALMEIDA, Veronica Eberle; ESPEJO, Robert Armando. Contabilidade no Terceiro Setor. Curitiba: IESDE Brasil S.A. (edição digital), 2012.

ATTIE, William. Auditoria: Conceitos e Aplicações. 6º Edição. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2011.

BERTI, Anélio. Contabilidade Gerencial: Uma Ferramenta de Apoio à Gestão. 2ª Edição. Curitiba: Juruá Editora, 2013.

BEUREN, Ilse Maria et al. Como Elaborar Trabalhos Monográficos em Contabilidade: Teoria e Prática. 2ª Edição. São Paulo: Editora Atlas S. A., 2004.

CFC – Conselho Federal de Contabilidade. Manual de Procedimentos para o Terceiro Setor – Aspectos de Gestão e de Contabilidade para Entidades de Interesse Social. Disponível em <http://portalcfc.org.br/wordpress/wpcontent/uploads/2013/01/Miolo_MTS_web.pdf>. Acesso em 15 de março de 2016.

CREPALDI, Silvio Aparecido. Auditoria Contábil: Teoria e Prática. 5º Edição. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2009.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª Edição. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2010.

INSTITUTO AGREX. Disponível em: <http://www.agrex.com.br/sustentabilidade/instituto-agrex/.>. Acesso em 30 de agosto de 2016.

MACHADO, Maria Rejane Bitencourt. Entidades Beneficentes de Assistência Social: Contabilidade, Obrigações Acessórias e Principais. 2ª Edição. Curitiba: Juruá Editora, 2011.

OLAK, Paulo Arnaldo; NASCIMENTO, Diego Toledo. Contabilidade para Entidades sem Fins Lucrativos (Terceiro Setor): Inclui Capítulo Sobre Contabilidade por Fundos. 2ª Edição. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2008.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Contabilidade gerencial: um enfoque em sistema de informação contábil. 7ª Edição. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2010.

PEREIRA, Alexandre Demetrius. Auditoria das Demonstrações Contábeis: Uma Abordagem Jurídica e Contábil. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2011.

SILVA, Edson Cordeiro da. Como administrar o fluxo de caixa das empresas: Guia de sobrevivência empresarial. 7ª Edição. São Paulo: Atlas, 20

Downloads

Publicado

2018-08-27

Edição

Seção

ARTIGOS