QUE PAPEL É ATRIBUÍDO AOS DOCENTES NA FORMAÇÃO? ANÁLISE SEMIÓTICA DA SEÇÃO DE AGRADECIMENTO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

Autores

  • Leane da Silva Ferreira UFT - Universidade Federal do Tocantins
  • Luiza Helena Oliveira da Silva UFT - Universidade Federal do Tocantins

Resumo

O presente trabalho analisa sob a perspectiva da semiótica discursiva os papéis actanciais atribuídos aos professores nos textos de agradecimentos nos Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação (TCC). Previsto como elemento pré-textual de caráter opcional pelas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), os agradecimentos seriam, em princípio, o lugar onde se evidenciaria de modo mais expressivo a subjetividade nessa produção acadêmica, quando são elencados aqueles que – para usar uma expressão que se reitera nos textos analisados – “direta ou indiretamente” teriam sido responsáveis ou corresponsáveis pela conquista do diploma. Foram aqui analisados vinte textos produzidos por alunos concluintes das licenciaturas em Letras, Matemática, Geografia e História da Universidade Federal do Tocantins, campus de Araguaína, entre os anos de 2006 e 2016. Como uma espécie de rito de passagem para o sujeito às portas da conclusão do curso, o texto tem o tom de um quase discurso de colação de grau, antecipando-se à promessa de sua boa aceitação pela banca avaliadora. Considerando que os cursos formam docentes, analisamos como os professores em formação inicial evidenciam ou apagam a ação dos docentes na sua formação, na medida em que se registram lacunas – os docentes não são sequer mencionados, preteridos por outros destinadores ou adjuvantes – ou são citados de modo genérico, ao mesmo tempo em que toda a responsabilidade pela “graça alcançada” se dá pelo imperativo divino, sendo Deus, então, edificado nos textos como o supremo destinador, doador de competências que ora são agradecidas.

Biografia do Autor

Leane da Silva Ferreira, UFT - Universidade Federal do Tocantins

Finalizou a graduação pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2016.2) e está cursando Letras/Inglês pela mesma. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras/Português. Integra o GESTO (Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins).

Luiza Helena Oliveira da Silva, UFT - Universidade Federal do Tocantins

É mestre e doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense, membro do GT de Semiótica da ANPOLL. Em 2013/2014, realizou estágio pós-doutoral em sociossemiótica no Centre de Recherches Politiques (CEVIPOF-CNRS) com bolsa CAPES. Desde 2005, é docente da Universidade Federal do Tocantins, câmpus de Araguaína, onde atua nos cursos de Licenciatura em Letras, Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (ProfLetras), Programa de Pós Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (PPGL) e Programa de Pós-graduação Cultura e Território (PPGCult). Tem experiência como docente na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica discursiva aplicada ao ensino de língua e literatura, gêneros digitais, memória e formação de professores, espaço. Integra o grupo de pesquisa SEDI (Semiótica e Discurso), da UFF, e coordena o GESTO (Grupo de Estudos do Sentido ? Tocantins), na UFT.

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Publicado

2018-12-19

Edição

Seção

ARTIGOS