QUE PAPEL É ATRIBUÍDO AOS DOCENTES NA FORMAÇÃO? ANÁLISE SEMIÓTICA DA SEÇÃO DE AGRADECIMENTO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO
Resumo
O presente trabalho analisa sob a perspectiva da semiótica discursiva os papéis actanciais atribuídos aos professores nos textos de agradecimentos nos Trabalhos de Conclusão de Curso de graduação (TCC). Previsto como elemento pré-textual de caráter opcional pelas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), os agradecimentos seriam, em princípio, o lugar onde se evidenciaria de modo mais expressivo a subjetividade nessa produção acadêmica, quando são elencados aqueles que – para usar uma expressão que se reitera nos textos analisados – “direta ou indiretamente” teriam sido responsáveis ou corresponsáveis pela conquista do diploma. Foram aqui analisados vinte textos produzidos por alunos concluintes das licenciaturas em Letras, Matemática, Geografia e História da Universidade Federal do Tocantins, campus de Araguaína, entre os anos de 2006 e 2016. Como uma espécie de rito de passagem para o sujeito às portas da conclusão do curso, o texto tem o tom de um quase discurso de colação de grau, antecipando-se à promessa de sua boa aceitação pela banca avaliadora. Considerando que os cursos formam docentes, analisamos como os professores em formação inicial evidenciam ou apagam a ação dos docentes na sua formação, na medida em que se registram lacunas – os docentes não são sequer mencionados, preteridos por outros destinadores ou adjuvantes – ou são citados de modo genérico, ao mesmo tempo em que toda a responsabilidade pela “graça alcançada” se dá pelo imperativo divino, sendo Deus, então, edificado nos textos como o supremo destinador, doador de competências que ora são agradecidas.
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