A ALIENAÇÃO EM TORNO DO FEMINISMO E A TEORIA TRIDIMENSIONAL DO DIREITO

Autores

  • Siro Ferreira Fogaça Católica Orione
  • Nilsandra Martins de Castro Faculdade Católica Dom Orione

Resumo

O presente artigo científico tem como escopo analisar, sob a égide da Teoria Tridimensional do Direito formulada por Miguel Reale, o fenômeno de alienação que sofre o movimento feminista e como esse fato interfere na criação de dispositivos no ordenamento jurídico capazes de garantir a igualdade de gênero e direitos básicos às mulheres. Tendo como principal objetivo trazer visibilidade as desigualdades de gênero, ao levar a conscientização social do que realmente é o movimento e sua importância na construção de uma sociedade justa. O estudo foi desenvolvido com base em pesquisas de caráter bibliográfico de produção científica publicada em revistas, livros, artigos científicos e periódicos. A partir disso, será possível compreender a relação de opressão entre homens e mulheres, e como o feminismo pode ajudar a combater essa mazela social e promover a igualdade entre os sexos no ordenamento jurídico e na sociedade como um todo.

Biografia do Autor

Siro Ferreira Fogaça, Católica Orione

Bacharel em Direito da Faculdade Católica Dom Orione

Nilsandra Martins de Castro, Faculdade Católica Dom Orione

Doutora em letras pela universidade Federal do Tocantins, mestre em Linguística Aplicada pela UNICAMP-SP.

Referências

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Sejamos todos feministas. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

ALVES, Branca Moreira; PITANGUY, Jacqueline. O que é o feminismo. São Paulo: Abril Cultural/Brasiliense, 1985.

ANTI-FENISTA. O problema do feminismo são as feministas. 2017. Disponível em: <https://www.facebook.com/AntFeminista/?hc_ref=ARRzB3qzhvVqrWOnpGP0PlHrsZFX6njVrVOR-vR8m2NxAgG-Su85rGJNg60LgSet73U>. Acesso em: 18 set. 2017.

DEL PRIORI, Mary (Org.). História das mulheres no Brasil. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

GOLDSCHIMIDT, Cristina. Os desafios da mulher no mercado de trabalho. 2017. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/os-desafios-da-mulher-no-mercado-de-trabalho/102180/>. Acesso em: 21 ago. 2017.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Sociologia Geral. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

MORENO, Renata (Org.). Feminismo economia e política: debates para a construção da igualdade e autonomia das mulheres. São Paulo: SOF Sempre Viva Organização Feminista, 2014.

MULHERES contra o feminismo. Movimentos feministas deixam os jovens alienados. 2017. Disponível em: <https://www.facebook.com/MulheresContraoFeminismo/>. Acesso em: 21 set. 2017.

REALE, Miguel. Teoria Tridimensional do Direito. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

SANTOS, Bárbara Ferreira. Os números da violência contra mulheres no Brasil. 2017. Disponível em: < http://exame.abril.com.br/brasil/os-numeros-da-violencia-contra-mulheres-no-brasil/ >. Acesso em: 21 ago. 2017.

SERRA. Joaquim Mateus Paulo. Alienação. Universidade Beira Interior Cevilhã. 2008.

TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2010.

Downloads

Publicado

2018-12-19

Edição

Seção

ARTIGOS