A ALIENAÇÃO EM TORNO DO FEMINISMO E A TEORIA TRIDIMENSIONAL DO DIREITO
Resumo
O presente artigo científico tem como escopo analisar, sob a égide da Teoria Tridimensional do Direito formulada por Miguel Reale, o fenômeno de alienação que sofre o movimento feminista e como esse fato interfere na criação de dispositivos no ordenamento jurídico capazes de garantir a igualdade de gênero e direitos básicos às mulheres. Tendo como principal objetivo trazer visibilidade as desigualdades de gênero, ao levar a conscientização social do que realmente é o movimento e sua importância na construção de uma sociedade justa. O estudo foi desenvolvido com base em pesquisas de caráter bibliográfico de produção científica publicada em revistas, livros, artigos científicos e periódicos. A partir disso, será possível compreender a relação de opressão entre homens e mulheres, e como o feminismo pode ajudar a combater essa mazela social e promover a igualdade entre os sexos no ordenamento jurídico e na sociedade como um todo.
Referências
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Sejamos todos feministas. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
ALVES, Branca Moreira; PITANGUY, Jacqueline. O que é o feminismo. São Paulo: Abril Cultural/Brasiliense, 1985.
ANTI-FENISTA. O problema do feminismo são as feministas. 2017. Disponível em: <https://www.facebook.com/AntFeminista/?hc_ref=ARRzB3qzhvVqrWOnpGP0PlHrsZFX6njVrVOR-vR8m2NxAgG-Su85rGJNg60LgSet73U>. Acesso em: 18 set. 2017.
DEL PRIORI, Mary (Org.). História das mulheres no Brasil. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2004.
GOLDSCHIMIDT, Cristina. Os desafios da mulher no mercado de trabalho. 2017. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/os-desafios-da-mulher-no-mercado-de-trabalho/102180/>. Acesso em: 21 ago. 2017.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Sociologia Geral. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
MORENO, Renata (Org.). Feminismo economia e política: debates para a construção da igualdade e autonomia das mulheres. São Paulo: SOF Sempre Viva Organização Feminista, 2014.
MULHERES contra o feminismo. Movimentos feministas deixam os jovens alienados. 2017. Disponível em: <https://www.facebook.com/MulheresContraoFeminismo/>. Acesso em: 21 set. 2017.
REALE, Miguel. Teoria Tridimensional do Direito. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
SANTOS, Bárbara Ferreira. Os números da violência contra mulheres no Brasil. 2017. Disponível em: < http://exame.abril.com.br/brasil/os-numeros-da-violencia-contra-mulheres-no-brasil/ >. Acesso em: 21 ago. 2017.
SERRA. Joaquim Mateus Paulo. Alienação. Universidade Beira Interior Cevilhã. 2008.
TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2010.