ENTRE SER PROFESSOR E TEMER A NOVA LÍNGUA: ANÁLISE SEMIÓTICA DOSDISCURSOS SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES NO PROGRAMA DO PARFOR DE LETRAS –INGLÊS

Autores

  • Jordan Oliveira da Silva IFMA - Campus de Pedreiras
  • Naiane Vieira dos Reis UFT - Universidade Federal do Tocantins

Resumo

 Este trabalho objetiva analisar o discurso de professoras matriculadas no parfor na licenciatura Letras-Inglês, focalizando seus dizeres sobre o ensinar/aprender uma língua estrangeira. Como corpus, foram selecionadas falas registradas em diários de campo durante uma disciplina ministrada no curso. Para análise, foram mobilizadas categorias da sintaxe narrativa da semiótica discursiva, observando a modalização dos enunciados dos sujeitos da pesquisa. Pelas especificidades do referido programa, as professoras relatam os desafios de aprendizagem da própria língua que tomam por objeto de ensino. Ainda assim, comprometem-se com sua aprendizagem como licenciandas e professoras em exercício.

Palavras-chave: formação de professores; formação continuada; semiótica discursiva; modalização; saberes docentes.

Biografia do Autor

Jordan Oliveira da Silva, IFMA - Campus de Pedreiras

Professor do IFMA

Naiane Vieira dos Reis, UFT - Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Tocantins

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Publicado

2018-12-19

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Seção

ARTIGOS