SUBMISSÃO E LIBERDADE DAS MULHERES EM NIKETCHE: UMA HISTÓRIA DE POLIGAMIA, DE PAULINA CHIZIANE

Autores

  • Marília Lima Marinho Universidade Federal do Tocantins
  • Márcio Araújo de Melo UFT - Universidade Federal do Tocantins

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir a trajetória de algumas mulheres do romance Niketche: uma história de poligamia, de Paulina Chiziane, suas lutas em prol da liberdade e fuga da submissão masculina.  Justifica-se por se tratar de uma obra feminina, que revela o cotidiano das mulheres de Moçambique, e por explorar um tópico interessante que é a luta pelos direitos iguais. Tem como embasamento artigos científicos, dentre eles o de Isabelita Maria Crosariol e Stefânia de Moraes Diniz que, em um estudo de Niketcke, discorre sobre as várias formas de ser mulher em Moçambique, e o artigo de Raquel Ferro da Cunha que aborda os conflitos e lutas internos da mulher em Niketche.

Palavras-Chave: Mulher; Submissão; Liberdade; Niketche.

 

Biografia do Autor

Marília Lima Marinho, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Letras - UFT

Márcio Araújo de Melo, UFT - Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Literatura pela UFMG. Professor do Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura da UFT e do Programa de Mestrado Profissional em Letras em rede nacional – PROFLETRAS.  E-mail: marciodemelo33@gmail.com

Referências

Chiziane, Paulina (2002). Niketche: uma história de poligamia. São Paulo: Companhia das Letras.2004.

CROSARIOL, Isabelita Maria e DINIZ, Stefânia de Moraes. Niketche: As Diversas Facetas do Ser Mulher em Moçambique. e-scrita Revista do Curso de Letras da UNIABEU Nilópolis, v.3, Número 2 , Mai. - Ago. 2012.

CUNHA, Raquel Ferro da. A Voz Feminina: Constituição Da Literatura Pós-colonial Moçambicana. Revista Historiador Número 03. Ano 03. Dezembro de 2010.

FARIAS, Vera Elizabeth Prola e NIEDERAUER, Sílvia Helena (2012). Breves Reflexões Sobre a Identidade Feminina Moçabicana: Niketche; uma história de poligamia. Disponível em:<http://www.unifra.br/eventos/inletras2012/Trabalhos/4744.pdf>. Acesso em Jan/2016.

FANON, Frantz. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

FRANCISCO, Helga Maria Pinto. Niketche: um discurso de negociação de uma identidade nova para a mulher moçambicana do século XXI. Conto interpolado- Ciclo de contos. 2011.

PADILHA, Laura Cavalcante. Capulanas e vestidos de noiva. Leitura de romances de Paulina Chiziane Desenredo - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo - jan./jun. 2005.

SANTOS, Antônio Raimundo dos. Metodologia Científica: a construção do conhecimento. 5.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

SANTOS, Donizeth. Representações da Mãe-África Nas Poesias Moçambicana e Afro-Brasileira. Revista do Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana da UFF, Vol. 5, n° 9, Novembro de 2012.

Downloads

Publicado

2018-12-19

Edição

Seção

ARTIGOS