PROFESSOR OU TUTOR: UMA ANÁLISE COMPARATIVA

Autores

  • Alexandro do Nascimento Vaz Faculdade Lions
  • Franciele Fath Faculdade Araguaia

Resumo

Com institucionalização do Ensino a Distância no Brasil, surge um novo sujeito no processo de ensino e aprendizagem, o chamado tutor. A partir daí se impõe um problema de ordem pedagógica e profissional. A saber: não é claro a função do tutor. Suas atribuições, funções, obrigações e proximidade com os alunos e formação acabam por confundir-se com as atribuições do professor. O presente artigo tem por objetivo fazer uma análise histórica e comparativa do papel do tutor de do professor na Educação a Distância (EaD), buscando assim, delimitar as proximidades e distanciamentos de cada um dos pólos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem a distância.

Biografia do Autor

Alexandro do Nascimento Vaz, Faculdade Lions

Professor da Faculdade Lions, aluno PPG Educação UFU, Mestre em Educação (UPF), Bacharel em Filosofia (IFIBE). Email: 

Franciele Fath, Faculdade Araguaia

Tutora Faculdade Araguaia, Bolsista CNPq DTI-B, Mestre em Ecologia (URI), Licenciada em Biologia. (UPF).

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Publicado

2019-07-02

Edição

Seção

ARTIGOS