RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO NA MEDICINA POR MEIO DO CIRCUITO CURRICULAR DIDÁTICO

Autores

  • Adriano Kerles de Deus Monteiro Faculdade Estácio de Sá, FES, Brasil.

Resumo

No mundo complexo, há muito que se questionar sobre esse ensino, bem como esse tradicionalismo. O objetivo é apresentar uma proposta de ensino inovadora nos cursos de medicina, baseada no Circuito Curricular Didático, uma adaptação do circuito curricular medido por gêneros, sendo este um conjunto de procedimentos didático-pedagógicos, de base australiana, utilizado para se ensinar gêneros textuais discursivos, pouco discutida aqui no Brasil. Diferentemente do ensino dos gêneros, a didatização proposta no ensino de medicina proposto pelo Circuito Curricular Didático se baseia na formação de um aluno mais autônomo e um ensino de medicina mais inovador. A metodologia é de base bibliográfica, tendo em vista que colocaremos diferentes autores da saúde  e da educação para dialogarem, entendendo a adaptação do circuito como comprovação dessa procedimento. Este trabalho está alojado no campo das ciências da educação, entendendo que sua contribuição é de grande valia na concretização de resultados mais satisfatórios para o ensino de medicina. Espera-se que este estudo possa se desdobrar em outras pesquisas que versam sobre ensino e saúde, de maneira a entender essas duas esferas como inerentemente dialogadas.

Biografia do Autor

Adriano Kerles de Deus Monteiro, Faculdade Estácio de Sá, FES, Brasil.

Graduado em Medicina pela Universidad Maria Auxiliadora (UMAX), com o trabalho de conclusão denominado "Frecuencia de Factores Desencadeantes de Preeclampsia en Pacientes Atendidas en el Hospital Materno Infantil de Loma Pyta". Graduado em Enfermagem pela Faculdade do Bico do Papagaio (FABIC), onde apresentou a monografia intitulada "Fatores determinantes de Pacientes com Pré-Eclâmpsia no Hospital Regional de Augustinópolis". Especialista em Obstetrícia pelo Instituto Nordeste de Educação Superior e Pós-Graduação (INESPO), tendo produzido o seguinte artigo "Pacientes com Pré-Eclâmpsia no Hospital Regional de Augustinópolis". Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade Estácio de Sá, onde investiga práticas educacionais moldadas a partir das metodologias ativas nas atividades pedagógicas do curso de medicina. Tal título adveio da pesquisa chamada "Formação Do Médico Como Docente: Ressignificação Do Ensino Na Medicina Por Meio Do Circuito Curricular Didático"

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Publicado

2019-07-02

Edição

Seção

ARTIGOS