TECNOLOGIA COMO INSTRUMENTO CATALISADOR DE SABERES ACADÊMICOS: LETRAMENTO TECNOLÓGICO COMO INDÍCIO DE UMA NOVA ERA EDUCACIONAL

Autores

  • Bruno Gomes Pereira UEPA - Universidade Estadual Pará
  • Marcello Schimidt Silveira Centro Universitário Presidente Antônio Carlos (UNITPAC/Araguaína).
  • Carlos Andrew Costa Bezerra Centro Universitário Presidente Antônio Carlos (UNITPAC/Araguaína)

Resumo

Esse artigo tem como objetivo discutir como a tecnologia desempenha papel precípuo no atual contexto de educação mundial. Logicamente, mesmo a passos lentos, o Brasil adere-se a tal realidade, o que, na maioria dos casos, causa falta de reação por parte do corpo docente. A Fundamentação Teórica baseia-se na confluência indisciplinar entre diferentes áreas do conhecimento humano, partindo da premissa de que a tecnologia é instrumento propulsor para catalisação de saberes de diversas naturezas. A Metodologia de Pesquisa é de base bibliográfica, tendo em vista que foram mobilizados autores de diferentes perspectivas filosóficas de estudo na tentativa de complexificar o papel da tecnologia como era pós-moderna. Espera-se que o referido trabalho impulsione outras reflexões vindouras, as quais possam versar acerca da tecnologia não como algo dissonante dos preceitos de ensino, mas sim como uma ferramenta que pode contribuir veementemente na inovação de práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

Bruno Gomes Pereira, UEPA - Universidade Estadual Pará

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Membro da Associação Latino-Americana de Linguística Sistêmico-Funcional (ALSFAL) e da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Pesquisador Institucional e Docente do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos (UNITPAC/Araguaína)

Marcello Schimidt Silveira, Centro Universitário Presidente Antônio Carlos (UNITPAC/Araguaína).

Especialista em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação pelo Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC). Docente do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos (UNITPAC/Araguaína).

Carlos Andrew Costa Bezerra, Centro Universitário Presidente Antônio Carlos (UNITPAC/Araguaína)

Mestre em Engenharia de Software pelo Cesar School. Docente do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos (UNITPAC/Araguaína)

Referências

ADAMS, A. SOUZA, A. E. Linguagem e Educação: Reflexões acerca das novas tecnologias da comunicação. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 16, n. 1, jan./abr. 2016, p. 169-179.

BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo/SP: HUCITEC, 2006.

BAKHTIN, M.. Estética da Criação Verbal. São Paulo/SP: HUCITEC, 2003.

BAKHTIN, M.. Problems of Dostoevsky’s Poetics. London: University of Minnesota Press, 1984.

BAUMAN, Z. Amor Líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2004.

BAUMAN, Z. Conversations with Zygmunt Bauman. Cambridge (UK), 2001.

BEZERRA, C. A. C. hCLOUD: Um Middleware HL7 em Nuvem para Integração de Dados em Saúde. 2017. 81 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Software) – Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, Recife, 2017.

BIDERMAN, M. T. C. As Ciências do Léxico. In.: OLIVEIRA, A. M. P. P. de; ISQUERDO, A. N. As Ciências do Léxico: Lexicologia, Lexicografia, Terminologia. 2ª Edição. Campo GrandeMS: Ed. UFMS, 2001. p. 13-22.

FAIRCLOUGH, N. A Dialética do Discurso. In.: MAGALHÃES, I. (org). Discurso e Práticas de Letramento: Pesquisa etnográfica e formação de professores. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2012. p. 93-110.

FAZENDA, I. C. A Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. 11ª. d. Campinas, SP: Papirus, 2003.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: Um Projeto Em Parceria. 5ª. d. São Paulo, SP: Loyola, 2002.

FAZENDA, I. C. A (Org.). Novos Enfoques da Pesquisa Educacional. 4ª. d. São Paulo: Cortez, 2001.

FAZENDA, I. C. A. (Org.). A Academia vai à Escola. Campinas, SP: Papirus, 1995.

FEATHERSTONE, M. O Desmanche da Cultura: Globalização, Pós-modernismo e Identidade. São Paulo: Studio Nobel, 1997.

FEITOZA, E. Letramentos acadêmicos: o gerenciamento de vozes em resenhas e artigos científicos produzidos por alunos universitários. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem. Campinas-SP, 2014.

FISCHER, A.; DIONÍSIO, M. L. Perspectivas sobre Letramento(s) no Ensino Superior: Objetos de estudos em pesquisas acadêmicas. Atos de Pesquisa em Educação, n. 1, v. 6, p. 79-93, jan./abr. 2011.

FREIRE, F. Linguagem, Tecnologia, Conhecimento e suas Relações no Contexto de Formação Continuada de Professores. Revista Rua, Campinas, N. 15, V. 2, Novembro 2009. p. 70-89.

FUZA, A. F. A Construção dos Discursos Escritos em Práticas de Letramento Acadêmico-Científicas. 2015. 368f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.

GIDDENS, A. As Consequências da Modernidade. São Paulo: Editora UNESP, 1991.

GUSMÃO, J. B. B. Qualidade da Educação no Brasil: Consenso e diversidade de significados. 2010. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

HALL, S. (SOVIK, Liv, organizadora.) Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Language, Context, and Text; Aspects of language in social-semiotic perspective. Oxford: Oxford University Press, 1989.

JAKOBSON, R. Linguística e comunicação. Trad. José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 2003.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

LORENTE, M. A Lexicologia como ponto de encontro entre a gramática e a semântica. In.: ISQUERDO, A. N.; KRIEGER, M. G. (orgs). As Ciências do Léxico: Lexicologia, Lexicografia, Terminologia. Vol. II. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2004.

MIRANDA, A. F. S. Jogos Pedagógicos no Processo de Ensino Aprendizagem em Química na Modalidade Educação de Jovens e Adultos. 2015. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Goiás, Goiânia, 2015.

MOITA LOPES, L. P. da. Da Aplicação de Linguística à Linguística Aplicada Indisciplinar. In.: PEREIRA, R. C.; ROCA, P. (orgs). Linguística Aplicada: Um caminho com diferentes acessos. 1ª ed. São Paulo: Contexto, 2013a. p. 11-24.

MOITA LOPES, L. P. da.. Fotografias da Linguística Aplicada Brasileira na Modernidade Recente: Contextos escolares. In.: MOITA LOPES, L. P. da (org). Linguística Aplicada na Modernidade Recente: Festschrift para Antonieta Celani. 1ª ed. São Paulo: Parábola, 2013b. p. 15-38.

MOITA LOPES, L. P. da. Linguística Aplicada e Vida Contemporânea: Problematização dos construtos que têm orientado a pesquisa. In.: MOITA LOPES, L. P. da (org). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006a. p. 85-108.

MOITA LOPES, L. P. da. Uma Linguística Aplicada Mestiça e Ideológica: Interrogando o campo como linguista aplicado. In.: MOITA LOPES, L. P. da (org). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006b. p. 13-44.

MORIN, E. Introdução ao Pensamento Complexo. 4ª ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2011.

MORIN, E. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

MORIN, E.; Educar na Era Planetária: O pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Cortez Editora, 2003.

PEREIRA, B. G. et al. Concepções Interdisciplinares sobre Linguagem: Dialogando com diferentes perspectivas do conhecimento. Revista São Luís Orione, Vol. 2, Nº 13, 2018, p. 39-51.

PEREIRA, B. G. Relocalização de Saberes Acadêmicos na Construção de Vozes de Professores em Formação Inicial na Escrita Acadêmica Convencional e Reflexiva. 2016. 350 f. Tese (Doutorado em Ensino de Língua e Literatura) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016.

PEREIRA, B. G. Breves Diálogos entre Linguística Sistêmico-Funcional e Linguística Textual: Considerações sobre o léxico. Revista Querubim – revista eletrônica de trabalhos científicos nas áreas de Letras, Ciências Humanas e Ciências Sociais. Ano 11, Nº 27 vol. 01, 2015. p. 72-78.

SAUSSURE, F. de. Curso de Linguística Geral. Tradução Antônio Chelini, José Paulo Paes, Isidoro Blikstein. 25.ed. São Paulo: Cultrix, 1999.

SIGNORINI, I. Prefácio. In.: SIGNORINI, I. (org). Gêneros Catalisadores: Letramento e Formação do Professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 7-18.

STREET, B. V. Letramentos Sociais: Abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução: Marcos Bagno. São Paulo/SP: Parábola Editorial, 2014.

STREET, B. V. Eventos de Letramento e Práticas de Letramento: Teoria e prática nos Novos Estudos do Letramento. In.: MAGALHÃES, I. (org). Discursos e Práticas de Letramento: Pesquisa etnográfica e formação de professores. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2012. p. 69-93.

STREET, B. V. Literacy in the Theory and Practice. Cambridge University Press, 1984.

Downloads

Publicado

2019-07-02

Edição

Seção

ARTIGOS