CRIAÇÃO DE PEIXE NO TOCANTINS: A CONTRIBUIÇÃO DA PISCICULTURA PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL

Autores

  • Evenise Ribeiro de Almeida Universidade Federal do Tocantins
  • Soraya Helena de Araújo Mendes Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Este artigo pretende analisar a contribuição da piscicultura para o desenvolvimento local do Tocantins, bem como os principais desafios que perpassam o contexto da atividade.Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, na qual utilizamos como fonte dados secundários, como relatórios, boletins técnicos, artigos e dados estatísticosa fim de compreender as interpretações teóricas dos autores sobre a piscicultura e o desenvolvimento local.Inicialmente abordam-se os diversos conceitos de desenvolvimento local, como também as dimensões que norteiam o processo de desenvolvimento. Na sequencia, apresenta-se um breve histórico da piscicultura no Brasil e no estado do Tocantins. Por fim, aponta-se a contribuição da piscicultura para o estado do Tocantins, sobretudo, no que diz respeito aos aspectos: econômico, social, ambiental e político, sendo estes vitais para a obtenção de resultados positivos para odesenvolvimento da região.

Biografia do Autor

Evenise Ribeiro de Almeida, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto (1991). Foi Advogada em Ribeirão Preto, Especialista em Economia e Sindicalismo no Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP, é mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins- UFT, lecionou no curso de pós graduação em Segurança Pública na Universidade Federal do Tocantins, no curso de pós graduação em Direito Ambiental da CESTEP/ UNIRG, foi professora no curso de Direito da Faculdade Católica Dom Orione em Araguaína Tocantins, atualmente é professora universitária da Faculdade de Palmas - FAPAL e do Instituto de Ensino e Pesquisa Objetivo - IEPO no município de Palmas/TO.

Soraya Helena de Araújo Mendes, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2008-2013). Mestre em Desenvolvimento Regional, na linha de pesquisa: Políticas Públicas, Sociedade e Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins - UFT.

Referências

ANGELO, Fernando Dias; MARTINELLI, JOYAL, André. As redes de relações no desenvolvimento do distrito Santo Antônio do Leite – MG: implicações no papel das empresas para o desenvolvimento sistêmico. Pensando o desenvolvimento sob uma perspectiva sistêmica, p. 280-294, 2011.

BRASIL, Ministério da Pesca e Aquicultura. Boletim Estatístico da Pesca e Aquicultura, Brasil 2008-2009.101p. Brasília, 2010.

______. Ministério da Pesca e Aquicultura. Boletim Estatístico da Pesca e Aquicultura, Brasil 2010. 129p. Brasília, 2012.

_______ Ministério da Pesca e Aquicultura. Censo Aquícola Nacional.336p. Brasília, 2013.

CALLOU, Angelo Brás Fernandes; TAUK SANTOS, Maria Salett. Extensão pesqueira egestão no desenvolvimento local. In: PRORENDA RURAL –PE (Org.) Extensão pesqueira:desafios contemporâneos. Recife: Bagaço, 2003, p. 225.

LEI 11.959/09 – Dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável, consultado em 13/01/2015. www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/Lei/l11959.htm

Lei 9.433/1997- Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos. Disponível em:www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9433.htm. acesso em 13.01.15

CAIDEN, Gerald; CARAVANTES, Geraldo. O desenvolvimento local sustentável: metodologia de planejamento. Rio de Janeiro: Editora Garamond, 2004.

CALLOU, Angelo Brás Fernandes; TAUK SANTOS, Maria Salett. Extensão pesqueira e gestão no desenvolvimento local. In: PRORENDA RURAL. Extensão pesqueira: desafios contemporâneos. Recife: Bagaço, 2003. p.223-236.

CICIGLIANO, Glaucio bDoreide. Dissertação: Avaliação da qualidade da água em piscicultura com sistema de cultivo em tanques-rede no município de Santa Fé-Sul/SP. UNESP- Universidade Estadual Paulista, Ilha Solteira/SP, 2009.

CLAUDE, Élisma; JOYAL, André. Le Défidu Développement rural em Haiti: Estudes de cas. Revista do Centro Universitário de Sete Lagoas (MG), Maestra, n. 11, 2013.

Cruz A. G. e Neves S. R. de A.Diagnóstico da aquicultura no

estado do Tocantins. Governo do estado do Tocantins. Secretaria de

Estado da Agricultura, 1995.

FRANCO, Augusto de. Capital social: leituras de Tocqueville, Jacobs, Putnam, Fukuyama, Maturana, Castells e Levy. Brasília: Instituto de Política, 2001.

FILHO, Manoel Xavier Pedroza. Diagnóstico da cadeia produtiva da piscicultura no estado de Tocantins/ Manoel Xavier Pedroza Filho – Palmas: Embrapa Pesca e Aquicultura, 2014. 66 p: il. color. (Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento / Embrapa Pesca e Aquicultura, ISSN 2318-1400; 1).

JARA, Carlos Júlio. As dimensões intangíveis do desenvolvimento sustentável. Brasília: IICA, 2001.

OLIVEIRA, Rafael C. O panorama da aquicultura no Brasil: a prática em foco na sustentabilidade. Revista Intertox de Toxicologia, Risco Ambiental e Sociedade, vol.2, n. 1, fev. 2009.

MENDES FILHO, Onivaldo da Rocha; CALLOU, Angelo Brás Fernandes; TAUK SANTOS, Maria Salett. Políticas públicas e extensão pesqueira em Cabedelo, Paraíba. Interações, Campo Grande, v. 11, n. 1, p. 93-100, jan./jun. 2010.

Revista Panorama da Aquicultura. Vol. 21, nº 128, Novembro/ dezembro, 2011.

SABBAG, O.J; ROZALES, R. dos R; TARSITANA, M.A.A; SILVEIRA, A.N. Análise econômica da produção de tilápias (Oreochromisniloticus) em um modelo de propriedade associativista em Ilha Solteira/SP. Custos e @gronegócioonline, n. 2, vol. 3, jul/dez 2007. Disponível em: . Acesso: 17 jan. 2015.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das letras, 2010.

Downloads

Publicado

2016-12-13

Edição

Seção

ARTIGOS