RESPONSABILIDADE CIVIL POR ABANDONO AFETIVO

Autores

  • Deise Karla de Deus Monteiro FAIARA

Resumo

Na busca de analisar como o Judiciário brasileiro vem tratando o tema da responsabilidade dos pais por abandono dos filhos, a presente monografia tem como finalidade apreciar a aplicação da responsabilidade civil dentro das relações familiares, com foco central no abandono afetivo dos genitores aos filhos, analisar como foram traçados os aspectos históricos da família, demonstrar as mudanças pela qual o instituto passou, desde a concepção em que o pai possuía autoridade máxima em relação aos membros da família, até a sua democratização, colocando em igualdade de condições todos os integrantes do seio familiar, bem como, o reconhecimento do afeto como elemento essencial na constituição das entidades familiares, e por fim, observar o poder-dever incumbido aos pais para o melhor interesse do filho. A pesquisa é caracterizada por uma análise doutrinária e bibliográfica. O estudo aqui ministrado nos demonstrou como o instituto “família” regula e protege as relações oriundas de um seio familiar, sobretudo no que concerne as relações íntimas e afetivas, e ainda, disserta quais as hipóteses de sua suspensão e destituição, bem como as sanções aplicadas aos pais por descumprimento dos deveres à que estavam obrigados. O judiciário vem recebendo cada vez mais denúncias de abandono afetivo de pais em face dos filhos, esse problema está sendo discutido e já existe alguns posicionamentos a respeito desse assunto.

Biografia do Autor

Deise Karla de Deus Monteiro, FAIARA

Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Integrada de Araguatins (FAIARA).

Referências

BRANCO, Bernardo Castelo. Dano Moral no Direito de Família. São Paulo: Método, 2006.

BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil, 1988.

BRASIL, Código Civil Brasileiro, 2002.

BRASIL, Lei 8.069 de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente.

DIAS, Maria Berenice. Manual de Direito das Famílias, 9. Ed. 2013.

DIAS, Maria Berenice. Manual de Direito das Famílias. 7º ed. rev., atual. eampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.

DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro: Direito de Família. 26ºed. rev., ampl. e atual. São Paulo: Saraiva, 2009.

DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro: Direito de Família. 23ºed. ver., ampl. e atual. São Paulo: Saraiva, 2009.

GAGLIANO, Pablo Stolze. FILHO, Rodolfo Pamplona. Novo curso de direito civil, vol III. 8 ed. Saraiva, São Paulo, 2010.

LÔBO, Paulo Luiz Netto. Direito Civil: Famílias. 4º ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

NEVES, Murilo Sechieri Costa. Indenização por Abandono Afetivo: Impossibilidade, 2012. Disponível em: http://www.cartaforense.com.br/conteudo/artigos/indenização-por-abandono-afetivo-impossibilidade/8268 Acesso em: 25 de abril de 2014.

PEREIRA, Caio Mário da Silva. Instituições de Direito Civil: Responsabilidade Civil. 14ªed. Rio de Janeiro: Forense, 2008.

SAMPAIO, Rogério Marrone de Castro. Direito Civil: Responsabilidade Civil. Atlas, São Paulo, 2000.

VIAFORE, Vanessa. O Abandono afetivo e a responsabilidade civil frente ao afeto. Rio Grande do Sul, 2007.

VIAFORE, Vanessa. O abandono Afetivo e a Responsabilidade Civil frente ao afeto, 2012. Disponível em: Acesso em: 07 de maio de 2014.

Downloads

Publicado

2019-07-02

Edição

Seção

ARTIGOS