DIÁLOGOS INTERSECIONAIS A PARTIR DA TRAJETÓRIA SOCIOESPACIAL DE UMA ESTUDANTE INDÍGENA DA UFT – CAMPUS ARAGUAÍNA

Autores

  • Marcela Pereira Lima Arcanjo Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Kênia Gonçalves Costa Universidade Federal do Tocantins - UFT

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma análise da narrativa da história de vida de uma acadêmica indígena, em entrevista concedida para minha pesquisa de mestrado. Nos últimos anos, observou-se um aumento significativo de indígenas nas universidades brasileiras, essa inserção é, em parte, reflexo das políticas públicas de acesso, no entanto, percebemos que ainda existem muitos entraves quanto à permanência. Faremos o recorte de gênero, por reconhecer que as mulheres, em geral, ainda sofrem os efeitos de viverem em uma cultura patriarcalista e androcêntrica. Para analisar a trajetória no âmbito educacional utilizou-se da fenomenologia, subsidiada pela história oral, com uso do procedimento de entrevista semiestruturada e análise de conteúdo. Nos propomos a analisar como se dá a trajetória socioespacial desta estudante indígena, da aldeia à universidade, os avanços e desafios, trazer sua voz e conhecê-las melhor.

Biografia do Autor

Marcela Pereira Lima Arcanjo, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestre em Cultura e Território – UFT - Araguaína

Kênia Gonçalves Costa, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, Brasil(2014);
Professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins  – UFT – Araguaína

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Publicado

2019-11-20

Edição

Seção

ARTIGOS