UM RELATO SOBRE CORPOS NEGROS FEMININOS EM ARTES VISUAIS PELA VIA DO PÓS-COLONIALISMO
Resumo
Este trabalho se coloca como um relato de experiências ocorridas durante as classes da disciplina de Arte e Educação em um sexto (6º) período de Pedagogia. Ele busca mostrar como é possível que os acadêmicos se beneficiem com as observações das obras de arte e reflexões sobre essas obras, como no caso específico deste relato, das obras da artista plástica norte-americana Kara Walker. Sua obra abre-nos a possibilidade de pensar criticamente sobre todo o período escravocrata nas Américas e nos leva a refletir acerca das várias formas de escravidão e preconceitos ao qual o corpo negro e feminino está submetido. Além disso, seus trabalhos nos fazem considerar novas formas de abordagens para a compreensão em artes visuais, sendo uma destas formas a pós-colonialista. Ainda, em conjunção com as obras de Kara Walker, foi apresentado o filme “A cor púrpura”, lançado no ano de 1985 e dirigido por Steven Spielberg. Este filme nos ajuda melhor a compreender as várias situações de submissão das mulheres negras, mesmo depois do fim da escravidão nos Estados Unidos da América. A principal personagem da trama é uma mulher negra e pobre, chamada Célie (interpretada por Whoopi Goldberg), que vive em situações difíceis e causadas por seu marido.
Referências
BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação Pós-colonialista no Brasil: Aprendizagem Triangular. In: Comunicação e Educação. São Paulo, v.01, n.02, p. 59-64. jan./abr. 1995.
BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação no Brasil. Realidade hoje e expectativas futuras. In: Estudos Avançados. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1989.
BARBOSA, Ana Mae. Educação Artística. In: Estudos Avançados. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1994.
BRASIL, Assis. Dicionário do conhecimento Estético. Rio de Janeiro: Editora Tecnoprint S.A., 1984.
COELHO, Wilma de Nazaré Baía; SOARES, Nicelma J. Brito; PADINHA, Maria do Socorro R. (org.). Relações étnico-raciais e recursos didáticos: a utilização da música como suporte didático para o enfrentamento da questão racial na Escola Básica. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.
NICOLAS, Isabella Souza (org.). O cinema brasileiro no século XX. Rio de Janeiro, 2004.
SCHLICHTA, Consuelo; TAVARES, Isis Moura. Artes Visuais e Música. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2006.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. The Spivak reader. LANDRY, Donna; MACLEAN, Gerald (ed.). New York: Routledge, 1996.
STURKEN, Marita; CARTWRIGHT, Lisa. Practices of looking: an introduction to visual culture. New York: Oxford University Press, 2005.