O PROCESSO DE ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: INTERLOCUTORES REAIS E IMAGINÁRIOS
Resumo
Este artigo trata do processo de Escolha do Livro Didático de Língua Portuguesa dentro da unidade escolar, traz um breve histórico a respeito do Programa Nacional de Livro Didático (PNLD) e tem como objetivo discutir o processo de escolha do Livro Didático de Língua Portuguesa, a partir da seguinte problemática: Quem é o interlocutor primeiro do Livro Didático? A pesquisa é do tipo bibliográfica com abordagem qualitativa e demonstrou que em relação à organização da escolha dos livros nas escolas, pode-se afirmar que esse processo tem início, efetivamente, a partir da chegada dos livros na escola, não havendo tempo para o professor analisar os documentos norteadores do processo de escolha. Além disso, o livro didático assume várias faces, sendo instrumento de controle a partir da ótica de uns, protagonista do processo ensino e aprendizagem, a partir do olhar de outros. E conclui-se, também que o professor é apenas o interlocutor imaginado e não o real, sendo este lugar ocupado pelos avaliadores do Programa.
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