O PROCESSO DE ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: INTERLOCUTORES REAIS E IMAGINÁRIOS

Autores

  • Ana Cláudia Martins de Oliveira Universidade Federal do Tocantins
  • Antônio Carlos Dias Mendonça UFT
  • Janete Silva dos Santos Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Este artigo trata do processo de Escolha do Livro Didático de Língua Portuguesa dentro da unidade escolar, traz um breve histórico a respeito do Programa Nacional de Livro Didático (PNLD) e tem como objetivo discutir o processo de escolha do Livro Didático de Língua Portuguesa, a partir da seguinte problemática: Quem é o interlocutor primeiro do Livro Didático? A pesquisa é do tipo bibliográfica com abordagem qualitativa e demonstrou que em relação à organização da escolha dos livros nas escolas, pode-se afirmar que esse processo tem início, efetivamente, a partir da chegada dos livros na escola, não havendo tempo para o professor analisar os documentos norteadores do processo de escolha. Além disso, o livro didático assume várias faces, sendo instrumento de controle a partir da ótica de uns, protagonista do processo ensino e aprendizagem, a partir do olhar de outros. E conclui-se, também que o professor é apenas o interlocutor imaginado e não o real, sendo este lugar ocupado pelos avaliadores do Programa.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Martins de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Letras pela Universidade do Tocantins, Especialista em Formação de Formadores de Educação de Jovens e Adultos pela Universidade de Brasília e Mestra em Educação pela UFT

Antônio Carlos Dias Mendonça, UFT

Graduado em Letras pela Universidade do Tocantins, Especialista em Leitura e Produção Escrita pela UFT e Mestre em Ensino de Língua e Literatura pela UFT (PPGL);

Janete Silva dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Mestra (2001) e doutora (2010) em Linguística Aplicada pela Unicamp. Licenciada plena em Letras pela UFPA (1996). Docente da Universidade Federal do Tocantins (UFT) no curso de Letras (Licenciatura) e no PPGL (mestrado e doutorado). Membro do Comitê PIBIC da UFT e membro do comitê externo de pesquisa da UEMASUL, na área de Ciências humanas, sociais aplicadas e Letras. 

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Publicado

2019-11-20

Edição

Seção

ARTIGOS