FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO CONTADOR-PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR
Resumo
Os contadores que atuam como professores no ensino superior de contabilidade devido à sua formação técnica, necessitam de formação pedagógica para que seu trabalho docente possa ser eficiente na produção do conhecimento, dentro do paradigma da aprendizagem social. Tal observação contribuiu para a formalização do seguinte questionamento: a formação pedagógica para a docência universitária se faz presente no contexto de qualificação dos contadores/professores do curso de Ciências Contábeis da Faculdade ITOP? Embasada no pensamento de Masetto (2015); Zabalza (2004); Cunha (1998, 2000); Anastasiou (2002), foi estabelecido como objetivo geral descrever a formação pedagógica dos contadores/professores do curso de Ciências Contábeis da Faculdade ITOP e, como objetivos específicos: caracterizar a trajetória de formação dos docentes analisados; identificar os cursos de formação realizados; comparar a qualificação realizada com a formação pedagógica necessária para a prática docente. A metodologia desenvolvida com 4 contadores/professores do curso de Ciências Contábeis da Faculdade ITOP, Palmas/TO, foi classificada em qualitativa, documental e descritiva. Os dados foram coletados no Curriculo Lattes dos pesquisados, ao observar os campos: titulação e formação complementar. Os resultados indicam que os professores Bacharéis em Ciências Contabeis, após ingressarem no ensino superior, realizaram cursos de especialização e de qualificação como: elaboração de provas, prática docente, formação de tutor, contabilidade. Conclui-se que os contadores/professores buscaram formação didática, mas priorizaram a formação específica, nesse sentido, investiram mais para a carreira de contador e não para a carreira de professor.
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