FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO CONTADOR-PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Doriane Braga Nunes Bilac Faculdade Católica Dom Orione
  • Denize de Barros Capuzzo UFT

Resumo

Os contadores que atuam como professores no ensino superior de contabilidade devido à sua formação técnica, necessitam de formação pedagógica para que seu trabalho docente possa ser eficiente na produção do conhecimento, dentro do paradigma da aprendizagem social.  Tal observação contribuiu para a formalização do seguinte questionamento: a formação pedagógica para a docência universitária se faz presente no contexto de qualificação dos contadores/professores do curso de Ciências Contábeis da Faculdade ITOP? Embasada no pensamento de Masetto (2015); Zabalza (2004); Cunha (1998, 2000); Anastasiou (2002), foi estabelecido como objetivo geral descrever a formação pedagógica dos contadores/professores do curso de Ciências Contábeis da Faculdade ITOP e, como objetivos específicos: caracterizar a trajetória de formação dos docentes analisados; identificar os cursos de formação realizados; comparar a qualificação realizada com a formação pedagógica necessária para a prática docente. A metodologia desenvolvida com 4 contadores/professores do curso de Ciências Contábeis da Faculdade ITOP, Palmas/TO, foi classificada em qualitativa, documental e descritiva. Os dados foram coletados no Curriculo Lattes dos pesquisados, ao observar os campos: titulação e formação complementar. Os resultados indicam que os professores Bacharéis em Ciências Contabeis, após ingressarem no ensino superior, realizaram cursos de especialização e de qualificação como: elaboração de provas, prática docente, formação de tutor, contabilidade. Conclui-se que os contadores/professores buscaram formação didática, mas priorizaram a formação específica, nesse sentido, investiram mais para a carreira de contador e não para a carreira de professor.

Biografia do Autor

Doriane Braga Nunes Bilac, Faculdade Católica Dom Orione

Estudante do curso de Pós-Graduação Profissional em Educação na UFT.

Denize de Barros Capuzzo, UFT

Doutora em Educação (2012) e mestrado em Psicologia (2002) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Tocantins. 

Referências

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Construindo à docência no ensino superior: relação entre saberes pedagógicos e saberes científicos. In: ROSA, Dalva E. Gonçalves; SOUZA, Vanilton Camilo. Didática e Práticas de ensino: interfaces com diferentes saberes e lugares formativos. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 173-187.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Revista Brasileira de Pós-Graduação. Regulamento da Revista Brasileira de Pós-Graduação. Brasília: CAPES, 2004, vol.1. Disponível em: <http://rbpg.capes.gov.br/images/stories/downloads/RBPG/Vol.1_1_jul2004_/143_166_documentos.pdf>. Acesso em: 20 fev.2019.

CASTANHO, S.; CASTANHO, M. E. L. M. (orgs.). O que há de novo na educação superior. Do projeto pedagógico à prática transformadora. Campinas: Papirus, 2000.

CUNHA, Luiz Antônio. Ensino superior e universidade no Brasil. In. LOPES, Eliana Marta Teixeira, FARIA FILHO, Luciano Mendes VEIGA, Cynthia Greive. (orgs.). 500 anos de educação no Brasil. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p.151-204.

CUNHA, Maria Isabel da. O professor universitário na transição de paradigmas. Araraquara: JM Editora, 1998.

DECLARAÇÃO DE BOLONHA. Declaração conjunta dos ministros da educação europeus, assinada em Bolonha. Bolonha, 1999. Disponível em:<http://www.ehea.info/Uploads/Documents/1999_Bologna_Declaration_Portuguese.pdf>.Acesso em: 31 fev. 2019.

FAVERO. Hamilton Luiz. O ensino superior de ciências contábeis no Paraná. Dissertação de Mestrado FGV. Rio de Janeiro. 1987.

GOMES, Josir Simeone. A Linguagem Contábil Escola Italiana X Escola Americana. In:

Revista brasileira de contabilidade. Brasília: CFC, n. 57 1986.

HUBERMAN, Michaël. O ciclo de vida profissional dos professores. In NÓVOA, António (org.) Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 1992.

LAFFIN, Marcos. De Contador a Professor: a trajetória da docência no ensino superior de Contabilidade. Florianópolis: Imprensa Universitária, 2002.

LANARO JUNIOR, Salvador. O Estudo da Contabilidade no Brasil. In: Revista Brasileira de Contabilidade. Brasília: CFC, jul, 1946.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? São Paulo: Cortez, 1998.

MARQUES, Mario Osório. A formação do profissional da educação. Ijuí: Editora Unijuí, 1992.

MASETTO, Marcos T. Docência na universidade. Campinas: Papirus, 1998.

MASETTO, M. T. Professor Universitário: um profissional da educação na atividade docente. In: MASETTO, M. T. Docência na Universidade. Campinas: Papirus, 1998, p. 09-26.

MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2015.

MASETTO, Marcos T. (org). Inovação no Ensino Superior. São Paulo: Loyola, 2012.

MINARELLI, José Augusto. Empregabilidade: o caminho das pedras - como ter trabalho e remuneração sempre. São Paulo: Gente, 1995.

PERRENOUD, Philippe. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação – perspectivas sociológicas. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1993.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002.

PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2008.

PDI. Plano de Desenvolvimento Institucional. 2012. Disponível em: www.faculdadeitop.edu.br. Acesso em: 10 fev. 2019.

PPC. Projeto Político Pedagógico do curso de Ciências Contábeis da Faculdade ITOP. 2012. Disponível em: www.faculdadeitop.edu.br. Acesso em: 10 fev. 2019.

RAMOS, Alberto Guerreiro Ramos. Modelos de homem e teoria administrativa. In: Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro: FGV, abril/jun. v.18 nº 2 p. 1-12 ,1984.

ROMANELLI. Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil. Rio de Janeiro: Vozes.1993.

SAVIANI, Demerval. Os saberes implicados na formação do educador. In: BICUDO, Maria Aparecida; SILVA JUNIOR, Celestino Alves (Orgs.). Formação do educador: dever do Estado, tarefa da Universidade. São Paulo: Unesp, 1996.

SAVIANI, D. Da nova LDB ao FUNDEB: por uma outra política educacional. Campinas: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, Demerval. Histórias das Ideias Pedagógicas no Brasil. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.

SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. Campinas: Autores Associados, 1999.

SCHMIDT, Paulo. História do pensamento contábil. Porto Alegre: Bookman, 2000.

SILVA, Antonio A.C.; MOURA, H.S. Retrospectiva histórica do ensino superior de contabilidade no Brasil. 2000.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. São Paulo: Vozes, 2008.

TARDIF, Maurice. O ofício de professor. São Paulo: Vozes, 2008.

ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Tradução Ernani Rosa. Porto Alegre: ARTMED, 2004.

ZABALZA, Miguel A. La Didáctica Universitaria. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2019.

Downloads

Publicado

2019-11-20

Edição

Seção

ARTIGOS