PROGRAMAS DE COMPLIANCE NO SETOR PÚBLICO: INSTRUMENTO DE COMBATE À CORRUPÇÃO E INCENTIVO À TRANSPARÊNCIA

Autores

  • Lara Cristina de Olival Kovtunin PUC - GO
  • Karla Kellem de Lima Faculdade Araguaia
  • Maria Marciária Martins Bezerra Universidade Federal de Goiás
  • Ronaldo Rosa dos Santos Júnior Católica de Goiás

Resumo

Pelo termo “Compliance” entende-se o dever de estar em conformidade com as leis, diretrizes, éticas e regulamentos, com o intuito de minimizar riscos. Embora o termo seja antigo, foi consolidado no Brasil com a edição da Lei nº 12.846/13, conhecida como Lei Anticorrupção. Nos termos da lei Anticorrupção, as pessoas jurídicas podem ser responsabilizadas objetivamente pela ocorrência dos atos lesivos nela previstos, sendo desnecessária a comprovação de sua culpa, bastando que o ato seja praticado em seu interesse. A partir desta regra, surge uma maior segurança para a Administração Pública, nas transações realizadas com as pessoas jurídicas, com a mitigação dos riscos de atos de corrupção. Por essa razão, surge no panorama nacional a figura do Compliance no setor público, que já é uma realidade premente na esfera brasileira e visa promover a ética, a responsabilidade, a integridade e a transparência. Com a implantação de um programa de integridade pública, permite-se identificar os riscos iminentes e minimiza-los. O presente trabalho procura sugerir um protocolo de ações visando à implantação de um Programa de Integridade nos órgãos/entidades públicas, com as principais medidas a serem tomadas, bem como os desafios que a Administração Pública pode encontrar para a consecução deste objetivo.  

Biografia do Autor

Lara Cristina de Olival Kovtunin, PUC - GO

Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Especialista em Direito Tributário pela Universidade Católica de Brasília (UCB), especialista em Gestão Pública pela Faculdade Araguaia e especialista em MBA em Gestão de pessoas e liderança empresarial pela Faculdade Alfredo Nasser

Karla Kellem de Lima, Faculdade Araguaia

Docente na Faculdade Araguaia. Mestra em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Especialista em Gestão de Pessoas por Competências e Coaching pelo IPOG; especialista em Docência Universitária e especialista em Educação Ambiental pela PUC-GO.  Graduada em Administração de Empresas pela UNIALFA e em Pedagogia pela PUC-GO. Orientadora do curso de Pós-graduação em Planejamento Tributário, Auditoria e Controladoria – Faculdade Araguaia.

Maria Marciária Martins Bezerra, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em História Licenciatura e Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, graduação em Direito pela Universidade Federal de Goiás, mestrado em História Social pela Universidade de Brasília e mestrado em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Goiás

Ronaldo Rosa dos Santos Júnior, Católica de Goiás

Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação Rádio e TV pela Universidade Federal de Goiás, graduação em Administração de Empresas - Faculdades Cambury e mestrado em Gestão de Patrimônio Cultural pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás.  

 

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 11 de novembro de 2017.

BRASIL. Decreto nº 8.420, de 18 de março de 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/decreto/D8420.htm. Acesso em 15 de dezembro de 2017.

BRASIL. Decreto nº 125, de 15 de junho de 2000. Disponível em: Disponível em: www2.camera.leg.br/legin/fed/decleg/2000/decretolegislativo-125-14-junho-2000-368856-norma-pl.html. Acesso em 15 de dezembro de 2017.

BRASIL. Lei Anticorrupção. Lei nº 12. 846, de 1º de agosto de 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12846.htm. Acesso em 12 de dezembro de 2017.

BRASIL. Programa de Integridade. Diretrizes para empresas privadas. Disponível em: http://www.cgu.gov.br/Publicacoes/etica-e-integridade/arquivos/programa-de-integridade-diretrizes-para-empresas-privadas.pdf - Controladoria Geral da União. Acesso em 15 de dezembro de 2017.

OSÓRIO, Fábio Medina. Direito Administrativo Sancionador. 6a ed., São Paulo: RT, 2014.

RIBEIRO. Márcia Carla Pereira; DINIZ. Patrícia Dittrich Ferreira. Compliance e a Lei Anticorrupção nas empresas. Revista de informação legislativa, v. 52, n. 205, p. 87-105, jan./mar. 2015. Disponível em: http://www2.senado.gov.br/bdsf/handle/id/509944. Acesso em 15 de dezembro de 2017.

Downloads

Publicado

2019-11-20

Edição

Seção

ARTIGOS