MIDIA, IDEOLOGIA E ESTRATÉGIAS DE DOMINAÇÃO

Autores

  • José Geraldo A. B. Poker Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Resumo

O presente artigo se propõe a oferecer uma reflexão a respeito da complexa relação existente entre os meios de comunicação e a sociedade, com o intuito de avaliar o grau de influência que a mídia pode ter sobre as pessoas, no sentido de provocar nelas condutas e comportamentos inadequados ou indesejados. Com a ajuda de pensadores célebres na Filosofia e nas Ciências Sociais, procurou-se demonstrar a condição de reprodução dos valores e das tradições a que estão submetidos os meios de comunicação, e que cabe ao sistema educacional trabalhar para o desenvolvimento e concretização das inovações éticas no âmbito da vida social.

Biografia do Autor

José Geraldo A. B. Poker, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Ciências Sociais, Direito e Relações Internacionais com ênfase em Sociologia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: cooperação, cidadania, Direito-Direitos Humanos, razão-tradição, religião e questão ambiental.

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Publicado

2016-12-13

Edição

Seção

ARTIGOS