CONTROLE GOVERNAMENTAL NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO: O PAPEL DOS ÓRGÃOS DE CONTROLE EXTERNO E INTERNO NO EXERCÍCIO DA FISCALIZAÇÃO DA ATIVIDADE FINANCEIRA

Autores

  • Ana Luisa Siqueira de Paiva Ramos Faculdade Araguaia
  • Karla Kellem de Lima Faculdade Araguaia
  • Regys Rodrigues da Mota faculdade Araguaia
  • Ronaldo Rosa dos Santos Júnior Faculdade Araguaia

Resumo

O presente estudo aborda o controle dos atos do Estado sob a perspectiva da fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, e tem por escopo analisar como é realizado o acompanhamento do uso dos recursos públicos pelos entes da federação, considerando, para tanto, quais os instrumentos legais existem a disposição dos gestores para efetivar esse controle, bem como quem são os órgãos competentes para realizar tal aferição. São apresentados tópicos que visam explicar de onde surge o poder/dever de controle da atividade financeira do Estado e quais as normas e princípios que regem tal ação, bem como apresentar, resumidamente, os tipos de controle que se aplicam a essa modalidade de fiscalização (financeira) e apontar os órgãos responsáveis pelo monitoramento dos gastos do erário. Foram realizadas revisões bibliográficas e pesquisas em documentos, sites especializados e institucionais. Entre os autores utilizados, destacam-se: Mileski (2011); Guerra (2005) e Medauar (2014). Como principal resultado observou-se a evolução experimentada pelos mecanismos e órgãos de controle ao longo do tempo, tendo a Constituição Federal de 1988 desempenhado importante papel no fortalecimento do controle. Trouxe o estudo a constatação de que a coibição do cometimento de danos ao patrimônio público e ao erário, seja por intermédio do exercício do controle da atividade financeira do Estado, seja por outras vias, passa pelo amadurecimento ético do Estado e da sociedade civil.

Biografia do Autor

Ana Luisa Siqueira de Paiva Ramos, Faculdade Araguaia

Acadêmico do curso de Perícia, Auditoria e Direito Tributário – Faculdade Araguaia.

Karla Kellem de Lima, Faculdade Araguaia

Docente na Faculdade Araguaia. Mestra em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Especialista em Gestão de Pessoas por Competências e Coaching pelo IPOG; especialista em Docência Universitária e especialista em Educação Ambiental pela PUC-GO.  Graduada em Administração de Empresas pela UNIALFA e em Pedagogia pela PUC-GO. Orientadora do curso de Pós-graduação em Engenharia em Segurança do Trabalho – Faculdade Araguaia. 

Regys Rodrigues da Mota, faculdade Araguaia

Bacharel e licenciado em Ciências Sociais e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás. Professor nas áreas de Sociologia Política, Sociologia Econômica, Sociologia da Educação, Metodologia Científica e Gestão Governamental

Ronaldo Rosa dos Santos Júnior, Faculdade Araguaia

Possui graduação em Comunicação Social - Habilitação Rádio e TV pela Universidade Federal de Goiás, graduação em Administração de Empresas - Faculdades Cambury e mestrado em Gestão de Patrimônio Cultural pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. 

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em: 20 de mar. 2017.

BRASIL. Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4320.htm>. Acesso em: 20 de mar. 2017.

DINIZ, Eli; AZEVEDO, Sérgio. Reforma do Estado e Democracia no Brasil: dilemas e perspectivas. UNB/ENAP, p. 19-53. 1995.

GUERRA, Evandro Martins. Os Controles Externo e Interno da Administração Pública. 2. ed. Belo Horizonte: Fórum, 2005.

LIMA, Luiz Henrique. Controle externo: teoria, jurisprudência e mais de 500 questões. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

MILESKI, Helio Saul. O Controle da Gestão Pública. 2. ed. Belo Horizonte: 2011.

SILVA, Marcus Vinícius Barros da. Controle interno e controle externo: teoria e mais de 350 questões. Rio de Janeiro: Ferreira, 2012.

Downloads

Publicado

2019-11-20

Edição

Seção

ARTIGOS