LEITURA COMO FERRAMENTA CATALISADORA DE SENTIDOS NAS PRÁTICAS DISCURSIVAS: UMA CONCEPÇÃO SEMÂNTICA, PRAGMÁTICA E LEXICAL NA LÍNGUA PORTUGUESA
Resumo
Neste artigo buscamos os respaldos teóricos nas reflexões propostas pelo filósofo Michel Foucault em sua obra Arqueologia do Saber (1969) a fim de compreender como se dá o processo de formação discursiva no contexto social, levando em consideração os seus aspectos históricos e ideológicos como elementos constituintes dessa prática. Outrossim, analisamos a leitura como auxiliadora indispensável para se fundamentar o discurso do sujeito, uma vez que esta aprimora suas concepções e saberes, enriquecendo e estruturando seus argumentos. Dessa forma, o estudo tem como objetivo apresentar a relação entre ambas as práticas, enfatizando a necessidade de se manter o hábito de ler, interpretar e compreender como fundamento para construção de um posicionamento crítico e ideológico, para, então, expor e defender suas verdades, visto que não há discurso sem sujeito e não há sujeito sem ideologia. Ou seja, o referente trabalho busca compreender o que há por trás das materializações ideológicas presentes nos discursos.
DARNTON, R. História da Leitura: In: BURKE, P. (Org.) A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: EDUNESp, 1989, ]).199-236.
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Referências
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