LEITURA COMO FERRAMENTA CATALISADORA DE SENTIDOS NAS PRÁTICAS DISCURSIVAS: UMA CONCEPÇÃO SEMÂNTICA, PRAGMÁTICA E LEXICAL NA LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Denise Ramos Cardoso UEPA
  • Bruno Gomes Pereira Faculdade para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (FADESA)

Resumo

Neste artigo buscamos os respaldos teóricos nas reflexões propostas pelo filósofo Michel Foucault em sua obra Arqueologia do Saber (1969) a fim de compreender como se dá o processo de formação discursiva no contexto social, levando em consideração os seus aspectos históricos e ideológicos como elementos constituintes dessa prática. Outrossim, analisamos a leitura como auxiliadora indispensável para se fundamentar o discurso do sujeito, uma vez que esta aprimora suas concepções e saberes, enriquecendo e estruturando seus argumentos. Dessa forma, o estudo tem como objetivo apresentar a relação entre ambas as práticas, enfatizando a necessidade de se manter o hábito de ler, interpretar e compreender como fundamento para construção de um posicionamento crítico e ideológico, para, então, expor e defender suas verdades, visto que não há discurso sem sujeito e não há sujeito sem ideologia. Ou seja, o referente trabalho busca compreender o que há por trás das materializações ideológicas presentes nos discursos.

DARNTON, R. História da Leitura: In: BURKE, P. (Org.) A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: EDUNESp, 1989, ]).199-236.

 

ENGELS, Friedrich; MARX, Karl. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

 

FERNANDES, Millôr. Fábulas Fabulosa. Rio de Janeiro: Nórdica, 1999.

 

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.

 

ORLANDI, Eni P.  Análise do discurso: princípios e procedimentos. Campinas Pontes, 1999.

 

ORLANDI, Eni P. Discurso e leitura. 6. São Paulo, Cortez; Campinas, 2001.

 

RANGEL, E. O.; ROJO, R. H. R. Língua Portuguesa. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. V.19.

 

SAUSSURE, F. de. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 1991/1994/1995.

 

WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. Petrópolis: Vozes, 1994.

 

ZILBERMAM, Regina. Leitura: uma aprendizagem de prazer. Rio Janeiro: José Olímpio.

 

Biografia do Autor

Denise Ramos Cardoso, UEPA

Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente da Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Bruno Gomes Pereira, Faculdade para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (FADESA)

Doutor em Ensino de Línguas e Literatura (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente da Faculdade para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (FADESA). E-mail:

Referências

DARNTON, R. História da Leitura: In: BURKE, P. (Org.) A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: EDUNESp, 1989, ]).199-236.

ENGELS, Friedrich; MARX, Karl. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

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RANGEL, E. O.; ROJO, R. H. R. Língua Portuguesa. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. V.19.

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WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. Petrópolis: Vozes, 1994.

ZILBERMAM, Regina. Leitura: uma aprendizagem de prazer. Rio Janeiro: José Olímpio.

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Publicado

2019-11-20

Edição

Seção

ARTIGOS