O ENSINO DE LITERATURA ARAGUAINENSE EM SALA DE AULA: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES

Autores

  • Bruno Gomes Pereira
  • Isaquia dos Santos Barros Franco Universidade Federal do Tocantins
  • Bruna Michelle Alves dos Santos

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma breve discussão a respeito da importância de se ensinar literatura regional em sala de aula. A literatura regional a qual nos referimos é a araguainense, que apresenta consideráveis contribuições sócio cognitivas à compreensão da cultura local. A metodologia que utilizamos é do tipo bibliográfico, tendo em vista que refletimos a partir de pressupostos da teoria da literatura. Entendemos que o trabalho com a literatura regional nas aulas de Literatura, na educação básica, pode render notáveis ganhos aos sujeitos envolvidos, partindo do princípio de que, além de levar o aluno a conhecer mais profundamente sua própria cultura, pode servir também como recurso potencializador das práticas de letramento literário, partindo do princípio de que as singularidades dos textos literários se aproximarem do contexto de vida dos educandos. 

Biografia do Autor

Bruno Gomes Pereira

Doutor em Ensino de Língua e Literatura (Estudos Linguísticos) também pela UFT, tendo obtido o título por meio da defesa da tese intitulada "Relocalização de Saberes Acadêmicos na Construção de Vozes de Professores em Formação Inicial na Escrita Acadêmica Convencional e Reflexiva

Isaquia dos Santos Barros Franco, Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda em Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins, possui Mestrado pelo mesmo programa (2015). Especialista em Língua Portuguesa (1996) e Psicopedagogia (1997), é também graduada em Letras, Português/Literatura, ambos pela Universidade Estadual do Maranhão (2003). Atualmente é tutor presencial do Centro Universitário Leonardo da Vinci, professora de Língua Portuguesa e Literatura do ensino médio no Colégio Santo Antônio (privado). E também professora de Língua Portuguesa e Produção textual pela Secretaria Estadual de Educação. Tem experiência na área de Letras.

Referências

ALMEIDA, Núbia Régia de; MESQUITA, Aldo Marcos Pereira; PEREIRA, Bruno Gomes. Letramento Literário na Sala de Aula: Uma proposta metodológica. Cadernos do CNLF, vol. XIX, Nº 09, 2015, p. 79-94.

BOSI, Eclea. Memória e Sociedade. Lembranças de Velhos. 5ª edição. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Brasília: MEC, 1996.

______. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/Semtec, 2002.

______. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Vol. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2008.

COSSON, Rildo. A prática de letramento literário na sala de aula. In: GONÇALVES, Adair Vieira; PINHEIRO, Alexandra Santos (Orgs.). Nas trilhas do letramento: entre teoria, prática e formação docente. Campinas: Mercado de Letras, 2011, p. 281-298.

______. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

LAJOLO, Marisa. O que é Literatura. – São Paulo: Brasiliense, 1987.

______. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo, SP: Ática, 2002.

LANDOWSKI, Eric. Les interactions risquées. Limoges: Pulim, 2005.

RODRIGUES, Cintya Maria Costa. Histórias Sobre Lugares, Histórias Fora de Lugar?:os escritores e a literatura do sudoeste de Goiás. Tese (doutorado) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/Unicamp, 2006.

SILVA, Rubens Martins da. O lugar da literatura tocantinense nos discursos de professores em atividades práticas de leitura. I Congresso Internacional de Pesquisa em Letras no Contexto Latino-Americano e X Seminário Nacional de Literatura, História e Memória. 21 a 23 de Setembro de 2011 UNIOESTE – Cascavel/PR.

TOCANTINS. Proposta Curricular do Ensino Médio. Versão Preliminar – 2ª impressão, Secretaria da Educação do Tocantins, 2009.

ZILBERMAN, Regina; SILVA, Ezequiel Theodoro da. Leitura: por que a Interdisciplinaridade?. In.: ZILBERMAN, Regina; SILVA, Ezequiel Theodoro da. Leitura: Perspectivas Interdisciplinares. – São Paulo: Editora Ática, 2000.

Downloads

Publicado

2016-12-13

Edição

Seção

ARTIGOS