OS DIREITOS HUMANOS E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL: UMA ANÁLISE HISTÓRICA

Autores

  • Rosimar Bortolini Poker Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • João Pedro M. Falcão UNESP

Resumo

Este trabalho busca demonstrar o diálogo histórico existente entre Direitos Humanos e Educação Inclusiva. Aponta os principais tratados internacionais a respeito da temática com a intenção de revelar que o paradigma educacional inclusivo tem como alicerce a evolução da discussão sobre os Direitos Humanos. Em um segundo momento, levando em conta esta relação entre Direitos Humanos e Educação, o foco recai sobre a história da educação especial brasileira, o seu papel na construção do modelo educacional inclusivo e, ainda, como tem se transformado frente à influência dos Direitos Humanos em nosso país.

Biografia do Autor

Rosimar Bortolini Poker, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988), realizou mestrado (1995) e doutorado (2001) em Educação, pela Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp. Desde 1996 é professora assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho vinculada ao Departamento de Educação Especial exercendo atividades nos cursos de Pedagogia e Terapia Ocupacional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, projeto pedagógico, ensino e aprendizagem do aluno com surdez, desenvolvimento cognitivo do surdo e organização de sistemas educacionais inclusivos. Tem publicações nessas diferentes áreas de atuação, possui experiência como Professora Pesquisadora em Formação Continuada para professores da educação especial, na modalidade presencial e na modalidade de ensino a Distância (Convênio SEESP/MEC) e presta assessoria pedagógica a redes de ensino.

João Pedro M. Falcão, UNESP

Graduando em Relações Internacionais pela Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP

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Publicado

2016-12-13

Edição

Seção

ARTIGOS