USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: RELATO DE CASO SOBRE ATIVIDADES REALIZADAS NO IFTO - CAMPUS ARAGUATINS
Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar um relato de caso a partir das vivências compartilhadas por docentes de Língua Portuguesa do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Campus de Araguatins. Na oportunidade, as atividades executadas foram mediadas pelos princípios das Metodologias Ativas, elemento fundamental para a existência dos dados. A Fundamentação Teórica reside nas interfaces entre Pedagogia e Metodologias Ativas a partir, principalmente, dos teóricos Almeida, Geraldini e Valente (2017) e José Moran (2015). A metodologia da pesquisa é um relato de caso realizado na disciplina de Língua Portuguesa nos segundos anos dos Cursos Técnicos em Agropecuária e em Redes do (IFTO), campus Araguatins. Os dados revelam que o processo de ensino e aprendizagem tem se modificado e atualmente confere maior autonomia ao estudante, organizando atividades capazes de motivar o interesse e estimular a participação ativa dos alunos. Tais atividades se encaixam nas metodologias ativas que colocam o discente como protagonista de sua aprendizagem.
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