CIDADEANIA NO CONTEXTO DA POBREZA: PERSPECTIVAS PARA PENSAR O CURRÍCULO ESCOLAR

Autores

  • Davi Pereira Gomes UFT
  • Márcio Araujo de Melo

Resumo

Neste texto vamos pensar  algumas contribuições para o  currículo escolar, a partir das reflexões sobre o conceito de Pobreza, Educação e Cidadania. Para tanto, vamos acolher as reflexões que as leituras  nos proporcionou durante a realização do curso de Aperfeiçoamento em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, ofertado pela Universidade Federal do Tocantis (2018-2019). Pensaremos como é consolidado o processo do exercício da cidadania e como a escola e o processo educacional  pode contribuir para como afirma Paulo Freire (2011), em seu livro Pedagogia do Oprimido, o processo de humanização é (des)humanização dos sujeitos. Este texto é de cunho bibliográfico, e  o objetivo é apresentar uma discussão sobre os camainhos que currículo escolar pode percorrer para entender os sujeitos, suas contribuições para o currículo e seu lugar de fala na sociedade e no exercício de sua cidadania.

Biografia do Autor

Davi Pereira Gomes, UFT

Mestrando do Programa de pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (PPGL) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) . 

Márcio Araujo de Melo

[1] Professor Adjunto II da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura. Professor do ProfLetras. Membro do GT/Anpoll Literatura e ensino. 

Referências

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SANTOS, Boaventura de Souza; MENEZES, Maria Paula. (Org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2009.

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Publicado

2020-12-21

Edição

Seção

ARTIGOS