PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO SISAPTO PARA O 9º ANO UMA ANÁLISE SOBRE OS ESCRITORES DE LEITURA
Resumo
O artigo apresenta alguns fundamentos teóricos dos estudos linguísticos e da linguagem que subjazem referenciais norteadores da Avaliação de Língua Portuguesa do Sistema de Avaliação Permanente do Estado do Tocantins-SisAPTO aplicada ao 9º ano do Ensino Fundamental. Inquietou-nos refletir sobre quais os conceitos de língua, linguagem, texto, discurso e leitura que subsidiam a proposta de avaliação e, em que pode contribuir um estudo sobre esses pressupostos, partindo do que propõem estudos linguísticos e da linguagem, para a prática dos professores e o avanço da aprendizagem dos alunos. Realizamos uma análise do Guia Pedagógico do Professor de Língua Portuguesa do Sistema de Avaliação Permanente do Tocantins-SisAPTO para o 9º ano, especificamente sobre alguns descritores-padrões de avaliação em leitura da Matriz de Referência, objetivando identificar quais abordagens e/ou concepções linguísticas dão suporte à Avaliação de Língua Portuguesa do SisAPTO para o 9º ano como um todo, de forma a “lançar luz” a algumas estratégias de ensino de leitura ao professor no contexto da avaliação.
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