AUTONOMIA NO CONTEXTO ESCOLAR E METODOLOGIAS ATIVAS

O LÚDICO COMO FERRAMENTA CATALISADORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Raimundo Nonato da Silva Filho Universidade Estadual do Pará - UEPA
  • Kamilla Ferreira da Silva Universidade Estadual do Pará - UEPA

Resumo

Esse artigo tem como objetivo fazer uma proposta de intervenção ativa na educação infantil a partir da ludicidade como estratégia pedagógica catalisadora no processo de ensino e de aprendizagem nas séries iniciais da educação básica brasileira. A Fundamentação Teórica está alojada no campo das Ciências da Educação, mais especificamente na Pedagogia da Autonomia. As Metodologias Ativas (MA), no entanto, são basilares para compreensão dessa proposta investigativa, ainda que não as sejam consideradas como teorias, e sim como saberes pedagógicos pertinentes à atual conjuntura da sala de aula. A MA escolhida é a Sala de Aula Investida. A Metodologia é do tipo bibliográfico, visto que colocamos em diálogo diferentes olhares científicos de autores legitimados na área. Esperamos que esse trabalho sirva de colaboração ao docente da escola básica, com a finalidade de contribuir para que suas aulas sejam, cada vez mais, atrativas e eficazes.

Biografia do Autor

Raimundo Nonato da Silva Filho, Universidade Estadual do Pará - UEPA

Assessor Pedagógico da UEPA campus VII. Professor do Ensino Fundamental II, do município de Conceição do Araguaia.

Downloads

Publicado

2021-06-18

Edição

Seção

ARTIGOS