AS DIFICULDADE E RESPONSABILIDADES NA PRODUÇÃO LITERÁRIA INDÍGENA

Autores

  • Daniel Cervantes Angulo Vilarinho
  • Walace Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT
  • Valéria da Silva Medeiros UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT

Resumo

O presente artigo visa discutir as dificuldades oriundas da produção literária e científica indígena no contexto educacional e cultural atuais. Objetiva refletir acerca da responsabilidade de tais autores na construção de documentos que registrem em preservem a acestralidade e memória, além de constituirem espaços de luta e resistência inseridos em dominio do colonizador ocidental europeu. Propõe discussão acerca do papel das recentes políticas públicas de acesso universitário aos povos indígenas como ferramenta primordial na formação de escritores hábeis na transição da cultura oral para a escrita com a consequente preservação das especificidades culturais impostas e a consequente divulgação e preservação dos saberes desses povos, além de colaborar para sua sobrevivência.      

Biografia do Autor

Daniel Cervantes Angulo Vilarinho

Mestre em Direitos Coletivos e Cidadania pela Universidade de Ribeirão Preto; Doutorando em Ensino de Língua e Literatura (PPGL), pela Universidade Federal do Tocantins - UFT Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário do Norte Paulista (UNORP) e graduação em História pela Faculdade de Ciências e Letras de Catanduva (FAFICA).

Walace Rodrigues , UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT

Doutor em Humanidades, mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá - SP. Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ e com complementação pedagógica em Pedagogia. Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) e da Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL). Pesquisador no grupo de pesquisa Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins - GESTO, da Universidade Federal do Tocantins – UFT.

Valéria da Silva Medeiros, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT

Graduação em Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), Especialização em Literatura Brasileira pela UERJ (1997), Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002), Pós-Doutorado em Literatura Comparada pela Uerj (2008) e Pós-Doutorado em Teoria Literária pela PUC-Rio ( 2011). Atualmente é professora adjunta de Teoria da Literatura e Literatura Comparada na graduação em Letras e docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura da Universidade Federal do Tocantins ? Campus de Araguaína (Mestrado e Doutorado) e Mestrado Profissional Em Rede UFT, coordenadora do Observatório de Leitura e Inovações Tecnológicas para a Educação-TO UFT/CNPq e pesquisadora associada da Cátedra UNESCO PUC-Rio de Leitura e do iLer PUC-Rio .Coordenadora e responsável na UFT pelo Acordo de Cooperação Mútua para Implementação e Expansão da Rede de Estudos Avançados em Leitura - RELER, da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-RIO. Professora Visitante (CAPES) na National University of Ireland - Galway (2019). Atua na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura , Literatura Comparada, Literatura Irlandesa e Leitura, orientando principalmente nos seguintes temas: teoria literária, literatura comparada, literaturas de língua inglesa,romance policial, formação docente, ensino de literatura, , políticas públicas para o livro, a leitura e a biblioteca , Educação Prisional e estudos irlandeses.

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Publicado

2021-06-18 — Atualizado em 2021-06-18

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ARTIGOS