GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA MATEMÁTICA PARA O ENSINO DA FRAÇÃO

Autores

  • Jairomar de Araújo Sobrinho Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Couto Magalhães
  • Helves Belmiro da Silveira Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)
  • Orlando Dantona Albuquerque Instituto Federal do Pará - IFPA

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como a gamificação na matemática pode contribuir no ensino de fração. Nesse sentido, partimos do pressuposto de que a gamificação no ensino matemática representa uma problemática que se materializa na falta de recursos didáticos e tecnológicos para a utilização da gamificação, A construção metodológica está pautada na pesquisa qualitativa, de maneira a consistir nos estudos e análises bibliográficas de Alves (2015), Kishimoto (2010), Grando (2004) Gee (2004), e Mattar (2010). Os dados coletados apresentam os resultados da pesquisa analisada, que parte da contribuição da gamificação na matemática para ensinar a fração, explicando, por meio dos pressupostos teóricos, as vantagens de aprimorar na educação básica o ensino da matemática que, muitas vezes, se encontra fragmentado.

Biografia do Autor

Jairomar de Araújo Sobrinho, Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Couto Magalhães

Docente na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Couto Magalhães (TO)

Helves Belmiro da Silveira, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

Doutorando em Educação pela Universidade Santa Cruz do Sul (UNISC). Professor Assistente da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

Orlando Dantona Albuquerque, Instituto Federal do Pará - IFPA

Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente no Instituto Federal do Pará (IFPA)

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Publicado

2021-06-18

Edição

Seção

ARTIGOS