MARKETING VERDE E A ADERÊNCIA DO CONSUMIDOR EM RELAÇÃO AO CAFÉ SUSTENTÁVEL
Resumo
O trabalho estuda o envolvimento de consumidores em ações consideradas verdes, com por meio da escola do produto (verde ou não verde / comum), de acordo com a aderência em ações verdes, ou seja, sustentáveis. O problema do estudo é analisar se a aderência em ações verdes aumenta a venda e a aceitação do produto verde. Para isso, aplica-se uma pesquisa quantitativa com a análise de desenho fatorial completo entre sujeitos 2 x 3, tendo como vertentes o produto verde e o produto não verde e o envolvimento com o marketing verde (alto, médio e baixo). Com o cenário da pandemia, devido ao Covid-19, um questionário foi enviado para 4.761 alunos, com o retorno de 802 respondentes que preencheram, com notas de 0 a 10, a Escala da Consciência Ecológica com 26 pontos, além de situações de compra de café sustentável. Como resultados, uma análise do envolvimento dos participantes em ações verdes foi realizada. Espera-se que essa pesquisa contribua para a compreensão do marketing verde e para a elaboração de novos estudos no setor.