MARKETING VERDE E A ADERÊNCIA DO CONSUMIDOR EM RELAÇÃO AO CAFÉ SUSTENTÁVEL

Autores

  • Marina Ariente Angelocci Ariente Angelocci Centro Universitário Anhanguera Pitágoras Ampli, Santo André, SP
  • Bruno Gomes Pereira Universitário Anhanguera Pitágoras Ampli, Santo André, SP
  • Karina Cassia Martucci Centro Universitário Pitágoras Ampli, Santo André, SP
  • Agnes Misao Corazza Tsuda Centro Universitário Pitágoras Ampli, Santo André, SP

Resumo

O trabalho estuda o envolvimento de consumidores em ações consideradas verdes, com por meio da escola do produto (verde ou não verde / comum), de acordo com a aderência em ações verdes, ou seja, sustentáveis. O problema do estudo é analisar se a aderência em ações verdes aumenta a venda e a aceitação do produto verde. Para isso, aplica-se uma pesquisa quantitativa com a análise de desenho fatorial completo entre sujeitos 2 x 3, tendo como vertentes o produto verde e o produto não verde e o envolvimento com o marketing verde (alto, médio e baixo). Com o cenário da pandemia, devido ao Covid-19, um questionário foi enviado para 4.761 alunos, com o retorno de 802 respondentes que preencheram, com notas de 0 a 10, a Escala da Consciência Ecológica com 26 pontos, além de situações de compra de café sustentável. Como resultados, uma análise do envolvimento dos participantes em ações verdes foi realizada. Espera-se que essa pesquisa contribua para a compreensão do marketing verde e para a elaboração de novos estudos no setor.

Biografia do Autor

Marina Ariente Angelocci Ariente Angelocci, Centro Universitário Anhanguera Pitágoras Ampli, Santo André, SP

Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Docente e Coordenadora do Curso de Pedagogia, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Logística do Centro Universitário Anhanguera Pitágoras Ampli, Santo André, SP. Docente da Faculdade de Santa Bárbara D’Oeste (FSB/UNIESP), Santa Bárbara D’Oeste, SP

Bruno Gomes Pereira, Universitário Anhanguera Pitágoras Ampli, Santo André, SP

Doutor em Ensino de Língua e Literatura (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente do Centro Universitário Anhanguera Pitágoras Ampli, Santo André, SP.

Karina Cassia Martucci, Centro Universitário Pitágoras Ampli, Santo André, SP

Acadêmica de Pedagogia do Centro Universitário Pitágoras Ampli, Santo André, SP. Bolsista da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular (FUNADESP). 

Agnes Misao Corazza Tsuda, Centro Universitário Pitágoras Ampli, Santo André, SP

Acadêmica de Pedagogia do Centro Universitário Pitágoras Ampli, Santo André, SP. E-mail:

Downloads

Publicado

2021-06-18

Edição

Seção

ARTIGOS