RELAÇÕES MULTICULTURAIS EM A PRINCESINHA DO TOCANTINS E ÉIRE, A ILHA ESMERALDA

Autores

  • Naiana Siqueira Galvão Universidade Federal do Tocantins

Resumo

O multiculturalismo se constitui na perspectiva de envolver e compreender as diferenças no seio da diversidade cultural que se perpassa a sociedade pós-moderna. Mediante essa temática, o presente trabalho propõe trazer reflexões acerca dos conceitos de cultura e multiculturalismo engendrados no currículo da educação infantil como caráter emancipatório, capaz de reconhecer o ‘eu’ no ‘outro’. No decorrer do levantamento da pesquisa bibliográfica foi observado que ‘diferenças’ culturais podem implicam significativamente na constituição e formação sociocultural das crianças colinenses que utilizam as aulas de língua inglesa, ministradas por voluntários irlandeses, como espécie de “ponte” em que há os (inter) cruzamentos dos saberes linguísticos da LI e dos saberes das vivências dos voluntários na língua portuguesa.

Biografia do Autor

Naiana Siqueira Galvão, Universidade Federal do Tocantins

Atualmente é professora de Lingua Inglesa e Literatura Anglo- Americana pela Universidade Federal do Estado do Tocantins. Especialista em Língua Inglesa e Literatura Anglo Americana pela UFT, Campus de Porto Nacional. Mestrado em Ensino de Língua e Literatura pela UFT, Campus de Araguaína.

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Publicado

2016-12-13

Edição

Seção

ARTIGOS