TERRITORIALIDADE E GENEALOGIA DOS INDÍGENAS NA REVISTA DO IHGB: AS NARRATIVAS DE GONÇALVES DIAS E COUTO MAGALHÃES

Autores

  • Daniel Leda de Arruda
  • Martha Victor Vieira

Resumo

Tendo como material de pesquisa a Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, neste artigo iremos apresentar uma análise de duas narrativas produzidas no século XIX, intituladas, respectivamente: Brasil e Oceania, pertencente a Gonçalves Dias, e Ensaio de antropologia: região e raças selvagens, escrita por Couto Magalhães. Essa análise nos permite compreender melhor as disputas de memória e o foco da política indigenista no Brasil imperial.

Biografia do Autor

Daniel Leda de Arruda

Graduado em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Tocantins, campus de Araguaína - TO. Aluno de pós-graduação do Programa de Mestrado Profissional em História (Profhistoria/UFT). Atualmente é professor do Ensino Fundamental II na Escola Municipal Eliza Moreira Ferraz - Polo Centro de Ensino Infantil Despertar (CEID), no município de Formosa da Serra Negra - MA.

Martha Victor Vieira

Doutora em História Social pelo IFCS/UFRJ, Professora do Curso de História, do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território da Universidade Federal do Norte do Tocantins, Câmpus de Araguaína

Downloads

Publicado

2021-12-22

Edição

Seção

ARTIGOS