PRÁTICA PEDAGÓGICA: DO CONSERVADORISMO A UMA NOVA VISÃO DE ENSINO

Autores

  • Isaquia dos Santos Barros Franco
  • Elza Rodrigues Barbosa Peixoto

Resumo

O presente estudo tem como objetivo esclarecer o conceito de prática pedagógica, bem como evidenciar a influência dos modelos construídos ao longo da história na prática pedagógica do professor. A opção metodológica para subsidiar essa reflexão constitui-se numa abordagem qualitativa tomando a exploração bibliográfica como base das discussões. O desdobramento deste estudo apresenta discussões teóricas, metodológicas e empíricas sobre a prática pedagógica, bem como da influência paradigmática nessa prática. Para tanto, consideramos necessário recorrer aos aportes teóricos que fundamentam as discussões, em que podemos citar alguns dos autores utilizados: Franco (2012; 2016), Behrens (1999, 2005), Moraes (2008; 2012), Morin (1996; 2000; 2003; 2011) e Torre (2005; 2013). As reflexões indicam que os paradigmas influenciam a prática pedagógica e que ser professor na contemporaneidade exige uma opção paradigmática que o permita tornar-se um cidadão autônomo e criativo, capaz de solucionar problemas e manter constante iniciativa para questionar e transformar a sociedade vigente.

Biografia do Autor

Isaquia dos Santos Barros Franco

Doutoranda em Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins, possui Mestrado pelo mesmo programa (2015). Especialista em Língua Portuguesa (1996) e Psicopedagogia (1997), é também graduada em Letras, Português/Literatura, ambos pela Universidade Estadual do Maranhão (2003). Atualmente é tutor presencial do Centro Universitário Leonardo da Vinci. E também professora de Língua Portuguesa e Produção textual pela Secretaria Estadual de Educação. Tem experiência na área de Letras.

Elza Rodrigues Barbosa Peixoto

Doutoranda em Letras- Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), mestre em Letras pela Universidade Estadual de Londrina- UEL e graduada em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE e especialista em Língua Portuguesa pelo ESAP e em Literatura pela Universidade Estadual do Centro-Oeste -PR UNICENTRO. Tem muita experiência na área de Ensino gestão escolar.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Edição

Seção

ARTIGOS