PRÁTICA PEDAGÓGICA: DO CONSERVADORISMO A UMA NOVA VISÃO DE ENSINO
Resumo
O presente estudo tem como objetivo esclarecer o conceito de prática pedagógica, bem como evidenciar a influência dos modelos construídos ao longo da história na prática pedagógica do professor. A opção metodológica para subsidiar essa reflexão constitui-se numa abordagem qualitativa tomando a exploração bibliográfica como base das discussões. O desdobramento deste estudo apresenta discussões teóricas, metodológicas e empíricas sobre a prática pedagógica, bem como da influência paradigmática nessa prática. Para tanto, consideramos necessário recorrer aos aportes teóricos que fundamentam as discussões, em que podemos citar alguns dos autores utilizados: Franco (2012; 2016), Behrens (1999, 2005), Moraes (2008; 2012), Morin (1996; 2000; 2003; 2011) e Torre (2005; 2013). As reflexões indicam que os paradigmas influenciam a prática pedagógica e que ser professor na contemporaneidade exige uma opção paradigmática que o permita tornar-se um cidadão autônomo e criativo, capaz de solucionar problemas e manter constante iniciativa para questionar e transformar a sociedade vigente.