UMA ATITUDE INTERDISCIPLINAR E O USO DE GÊNEROS TEXTUAIS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Regina Sousa Maia

Resumo

O presente artigo, de cunho bibliográfico, propõe uma discussão acerca da importância da interdisciplinaridade no contexto do ensino e aprendizagem da Língua Inglesa, focalizando os diversos gêneros textuais que podem ser utilizados em sala de aula, e as várias possibildiades de aprendizagem que tais gêneros evocam. Assim, busca-se apresentar uma reflexão centrada numa mudança de atitude. Ou seja, mais que utilizar materiais ou estratégias didático-pedagógicas com base nos princípios da interdisciplinaridade, trata-se de adotar uma atitude interdisciplinar. Teorizando o uso de gêneros textuais, revela-se que tais “instrumentos” possibilitam não apenas a aquisição do conhecimento linguístico, mas o desenvolvimento do senso crítico-reflexivo dos educandos. Para tanto, o nosso aporte teórico parte das discussões de Fazenda (2003; 2008) sobre a Interdisciplinaridade; dos PCNs (2000; 2006) e das DCNs (2008) que versam sobre a Língua Estrangeira num contexto interdisciplinar, entre outros pensadores que abordam o uso de gêneros textuais, como Bazerman (2006) e Marcuschi (2008).

Biografia do Autor

Regina Sousa Maia

Possui graduação em Programa Especial de Formação Pedagógica Para Formadores de Educação Profis pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2008), graduação em Letras pela Universidade Estadual do Tocantins (1997) e mestrado em Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (2019). Atualmente é docente da educação básica - Escola Estadual Marechal Rondon.

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Publicado

2021-12-22

Edição

Seção

ARTIGOS