O ENSINO ARTE NO CONTEXTO DA PEDAGOGIA ECOSSISTÊMICA PRATICADA PELA ESCOLA PIRENEUS, EM PIRENÓPOLIS/GOIÁS

Autores

  • Maria Divina Tavares Lopes
  • Edna Maria Cruz Pinho

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o ensino da Arte desenvolvido na Escola Pireneus, em Pirenópolis, no Estado de Goiás, no contexto da Pedagogia Ecossistêmica abordada pela escola estruturada teoricamente em autores como Limaverde (2015) e Moraes (2008). A metodologia é do tipo Relato de Experiência (CÓRDULA, 2021), de caráter descritivo, que possibilitou o registro dos acontecimentos e constituição analítica do conhecimento produzido acerca da experiência vivenciada (LUDKE; CRUZ, 2010). A pedagogia ecossistêmica trabalhada no contexto da instituição observada revela a importância de uma educação transformadora que valoriza a interligação entre o ser humano, a sociedade e o meio ambiente numa dimensão planetária.O ensino de Arte praticado na escola prioriza a articulação de viviências sensoriais compromissadas com o planeta. As atividades artisticas se desenvolvem em laboratórios que promovem experiências corporais, ambientais e sustentáveis.

Biografia do Autor

Maria Divina Tavares Lopes

Arte Educacadora. Pós Graduada em Arte Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO. Campus de Gurupi – TO.

Edna Maria Cruz Pinho

Professora do Curso de Pós Graduação em Arte Educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO. Campus de Gurupi – TO e da Universidade de Gurupi –UnirG. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas – Riec.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Edição

Seção

ARTIGOS