O ENSINO ARTE NO CONTEXTO DA PEDAGOGIA ECOSSISTÊMICA PRATICADA PELA ESCOLA PIRENEUS, EM PIRENÓPOLIS/GOIÁS
Resumo
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o ensino da Arte desenvolvido na Escola Pireneus, em Pirenópolis, no Estado de Goiás, no contexto da Pedagogia Ecossistêmica abordada pela escola estruturada teoricamente em autores como Limaverde (2015) e Moraes (2008). A metodologia é do tipo Relato de Experiência (CÓRDULA, 2021), de caráter descritivo, que possibilitou o registro dos acontecimentos e constituição analítica do conhecimento produzido acerca da experiência vivenciada (LUDKE; CRUZ, 2010). A pedagogia ecossistêmica trabalhada no contexto da instituição observada revela a importância de uma educação transformadora que valoriza a interligação entre o ser humano, a sociedade e o meio ambiente numa dimensão planetária.O ensino de Arte praticado na escola prioriza a articulação de viviências sensoriais compromissadas com o planeta. As atividades artisticas se desenvolvem em laboratórios que promovem experiências corporais, ambientais e sustentáveis.