A CONTRIBUIÇÃO DE IMBÉ PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Autores

  • Karla Janaína Teixeira Faculdades Integradas de Taquara
  • Márcio Staudt Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil

Resumo

O presente trabalho analisa diversos aspectos do Município de Imbé, localizado no Litoral Norte do Estado do Rio Grande do Sul, através dos dados oficiais do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em geral do Censo de 2010, e IDHM – Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, além de revisão bibliográfica da sintética produção acadêmica sobre o Município, visando avaliar se houve contribuição do mesmo no desenvolvimento regional, pela melhora dos índices, se houve desenvolvimento regional ou se o município refletiu apenas o avanço natural do país. Utilizando-se os dados oficiais, portanto, secundários, os resultados demonstram que o Município apresentou índices positivos, entre a média nacional e superior à esta em determinados pontos. Concluindo-se que, no contexto regional, o Município apresentou bom desempenho, qualificando sua colaboração para o desenvolvimento regional.

Biografia do Autor

Karla Janaína Teixeira, Faculdades Integradas de Taquara

Mestranda em Desenvolvimento Regional pela FACCAT, graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Advogada privada em exercício, através da prestação de serviços autônomos de Consultoria e Advocacia. Advogada concursada da Câmara de Vereadores de Imbé/RS. Ampla experiência na área de Direito Administrativo.

Márcio Staudt, Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil

Possui graduação em Comunicação Social - Hab. Publicidade e Propaganda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). Foi professor e diretor do Colégio Sinodal Tiradentes em Campo Bom de 1996 a 2011. Exerceu docência em Música e Tecnologia da Informação com larga experiência em gestão de grupos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino, história, qualidade de vida e comunicação. É especialista em Gestão Educacional. Atua como consultor em Gestão da Qualidade sendo desde 2008 Avaliador e Examinador do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade - PGQP. Também é examinador do PNQS - Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento. Liderou em 2010, 2012 e 2014 as Missões Empresariais pela Qualidade - Europa com a Associação Comercial e Industrial de Novo Hamburgo - RS por Espanha, França, Itália, Suiça, Alemanha, Bélgica, Holanda, República Tcheca e Inglaterra.

Referências

APLICADA – IPEA, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD. Índice de desenvolvimento Humano dos Municípios Brasileiros–IDH. Disponível em:

http://www.fjp.mg.gov.br/publicaçoes/indicededesenvolvimentohumanodosmunicipiosbrasileirosidh(fjp/ipea/pnud).html. Acesso em: 26 de nov. 2016.

CLAUSSEN, Miriam Raquel Silva. O processo de urbanização do município de Imbé, RS: dinâmicas socioespacial e socioambiental. 2013.

FLEURY, Sabino José Fortes. O Poder Legislativo Estadual e a regulamentação de políticas públicas: aspectos de um dilema institucional. 2004. Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte-MG.

LOURENÇO, Gilmar Mendes; ROMERO, Mario. Indicadores Econômicos. Economia Empresarial. Coleção Gestão Empresarial, Gazeta do Povo, Curitiba - PR, p. 27-41, 2002.

MENDES, Gilmar Ferreira. Questões fundamentais de técnica legislativa. Cadernos de Direito Constitucional e Ciência Política, v. 1, n. 2, p. 6-52, 1993.

Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas – INEP. Censo Educacional 2012. Disponível em: http://www.camaraimbe.rs.gov.br/. Acesso em 26 de setembro de 2016.

OLIVEIRA, Lívio Luiz Soares. Idese: uma análise sobre o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico do Rio Grande do Sul. Textos para Discussão FEE – 115. Porto Alegre. 2013.

PAIVA, Carlos Águedo Nagel Paiva. Indicadores Sócio-econômicos e Políticas Públicas Municipais (Palestra dada em 08/05/2010). Disponível em <http://www.territoriopaiva.com/ctms/3/39/palestras> . Acesso em 26/09/2016.

PENA, Rodolfo F. Alves. "Como é feito o cálculo do IDH?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/desenvolvimento-humano.htm>. Acesso em 25 de setembro de 2016.

RAMOS, Lisiane Acosta; DAUDT, Rafael Batista. Avifauna urbana dos balneários de Tramandaí e Imbé, litoral norte do Rio Grande do Sul. Biotemas, v. 18, n. 1, p. 181-191, 2005.

SCHOSSLER, Joana Carolina. História do veraneio no Rio Grande do Sul. Jundiaí, SP: Paco Editorial: 2013.

SOARES, L. S. A saga das praias gaúchas (de Quintão a Torres): Mais de um século de história. Martins Livreiro, Porto Alegre, Brasil, 2000.

TOMAZELLI, Luiz Jose et al. Geomorfologia e potencial de preservação dos campos de dunas transgressivos de Cidreira e Itapeva, litoral norte do Rio Grande do Sul, Brasil. Pesquisas em Geociências. Vol. 35, n. 2 (2008), p. 47-55, 2008.

Downloads

Publicado

2016-12-16

Edição

Seção

ARTIGOS