A PERSPECTIVA POLÍTICA DA POESIA DE PATATIVA DO ASSARÉ: ANÁLISE DO CORDEL ANTÔNIO CONSELHEIRO

Autores

  • Elisama Castro Docente da rede pública estadual
  • Luiza Helena Oliveira da Silva Docente do curso de Letras e do PPGLLIT-UFNT.

Resumo

O presente artigo analisa um cordel do poeta Patativa do Assaré (1909- 2002), observando a perspectiva social e política assumida pelo autor no texto Antônio Conselheiro (2006). Mediante subsídios da literatura e da semiótica discursiva, discorre a respeito de uma poesia de cunho social, que retoma acontecimentos dos anos iniciais do Brasil republicano e que resultaram no massacre de milhares de camponeses, conforme já testemunhara em primeira mão a produção do romance Os sertões, de Euclides da Cunha. Trata-se de um texto de caráter laudatório, quando a figura do beato é exaltada ao ser aproximada dos valores do cristianismo. Conselheiro organizaria uma sociedade no interior brasileiro com características socialistas e, pela figurativização trazida por Patativa, esta se configuraria como uma verdadeira sociedade de feições utópicas. O trabalho discorre sobre a biografia do grande mestre do cordel, as características desse gênero poético, a história do massacre de Canudos e, por fim, apresenta uma análise semiótica do poema a partir das categorias da sintaxe e da semântica discursivas.

Biografia do Autor

Elisama Castro, Docente da rede pública estadual

Cordelista, graduada em Letras pela UFT (Universidade Federal do Tocantins), campus de Araguaína, docente da rede pública estadual. 

Luiza Helena Oliveira da Silva, Docente do curso de Letras e do PPGLLIT-UFNT.

Docente do Curso de Letras da UFNT e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Letras da UFNT. Líder do  GESTO – Grupo de Estudos do Sentido – Tocantins. Desenvolve pesquisas em semiótica aplicada.

Downloads

Publicado

2022-09-29

Edição

Seção

ARTIGOS