A ORGANIZAÇÃO E A GESTÃO COMO PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS E INSTITUCIONAIS ATUANTES NO PROCESSO DO ENSINO E APRENDIZAGEM NA ESCOLA

Autores

  • Evania Soares Rippel SEDUC - TO
  • Edelvar Vicente Rippel Faculdade Católica Dom Orione

Resumo

As práticas de organização e gestão da escola exercem influência relevante na formação e na aprendizagem de professores e alunos. A educação escolar tem tarefa de promover competências e habilidades de saberes, atitudes, e valores por parte de toda a equipe escolar e dos alunos. A organização e a gestão são exercícios de ajuda aos professores e alunos de forma eficaz para a realização do trabalho, a partir de questões vividas na prática cotidiana. O artigo permitirá ao leitor conhecer a organização e a gestão, ligadas com ideias de teóricos a respeito desse novo paradigma sobre práticas educativas na escola pública, conhecendo uma posição teórica de uma escola. O objetivo desse trabalho é mostrar como as práticas de organização e gestão funcionam significativamente na formação e na aprendizagem de professores e alunos, sabendo que a escola deve ser vista como ambiente educativo, um lugar de práticas e de aprendizagens. Metodologicamente se torna um estudo bibliográfico por ser um tema de muitas discussões e pesquisas. Buscando esse esclarecimento, acredita-se na hipótese de uma escola de novos tempos, na qual todos organizados e bem dirigidos alcançarão os resultados almejados.

Biografia do Autor

Evania Soares Rippel, SEDUC - TO

Graduação em Letras pela Universidade Federal do Tocantins. Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade Católica Dom Orione (2016) Especialização em Arte e Educação pela Universidade Federal do Tocantins (2019).

Edelvar Vicente Rippel, Faculdade Católica Dom Orione

Graduado em Administração pela Faculdade Católica Dom Orione - FACDO (2010). Especialista em Gestão de Agronegócio pela Faculdade Católica Dom Orione (2011). Especialista em Docência Virtual e Presencial no Ensino pela Universidade Católica de Brasília (2019). Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (2021) pela Universidade Federal do Tocantins.

Downloads

Publicado

2022-09-29

Edição

Seção

ARTIGOS