A ORGANIZAÇÃO E A GESTÃO COMO PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS E INSTITUCIONAIS ATUANTES NO PROCESSO DO ENSINO E APRENDIZAGEM NA ESCOLA
Resumo
As práticas de organização e gestão da escola exercem influência relevante na formação e na aprendizagem de professores e alunos. A educação escolar tem tarefa de promover competências e habilidades de saberes, atitudes, e valores por parte de toda a equipe escolar e dos alunos. A organização e a gestão são exercícios de ajuda aos professores e alunos de forma eficaz para a realização do trabalho, a partir de questões vividas na prática cotidiana. O artigo permitirá ao leitor conhecer a organização e a gestão, ligadas com ideias de teóricos a respeito desse novo paradigma sobre práticas educativas na escola pública, conhecendo uma posição teórica de uma escola. O objetivo desse trabalho é mostrar como as práticas de organização e gestão funcionam significativamente na formação e na aprendizagem de professores e alunos, sabendo que a escola deve ser vista como ambiente educativo, um lugar de práticas e de aprendizagens. Metodologicamente se torna um estudo bibliográfico por ser um tema de muitas discussões e pesquisas. Buscando esse esclarecimento, acredita-se na hipótese de uma escola de novos tempos, na qual todos organizados e bem dirigidos alcançarão os resultados almejados.