UMA VISÃO DO COMPORTAMENTO HUMANO NAS PRÁTICAS DELITUOSAS: ESTUDO DE CASO NA CADEIA FEMININA DE BABAÇULANDIA – TO

Autores

  • Rogério Cogo Faculdade Católica Dom Orione e FACIT
  • Diana Lopes de Andrade Brito Faculdade Católica Dom Orione

Resumo

Este estudo é direcionado para a compreensão do comportamento humano nas práticas delituosas, analisando os fatores que podem ser determinantes para a marginalização dos indivíduos. O objetivo foi observar os condicionantes, bem como as premissas que são determinantes para que os indivíduos tenham um comportamento inclinado para o crime. Utilizou-se de abordagens literárias e pesquisa com mulheres em uma cadeia pública do município de Babaçulândia-TO, a fim de se obter os resultados propostos. A pesquisa de campo evidenciou que as práticas criminosas estão associadas com os fatores socioeconômicos, dentre eles a desintegração familiar e a falta de oportunidade para estudar. Entende-se, portanto que a política pública voltada para o amplo acesso à educação aliado com a base familiar contribui para a redução da criminalidade na sociedade.

Biografia do Autor

Rogério Cogo, Faculdade Católica Dom Orione e FACIT

Profissional com experiência de 18 anos no Ensino Superior na Área Docente em Cursos de Graduação e Pós Graduação, Coordenação de Curso de Administração e Atribuições de cunho Administrativo em Instituições de Ensino Superior. Possui graduação em Administração (1997), Pós Graduação em Gestão Empresarial (2002), Pós Graduação em Didática Geral (2004), MBA em Controladoria, Auditoria e Perícia Contábil (2007) e Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba- UNIMEP (2005). Desde 01/2009 atua como Professor de Ensino Superior na Faculdade Católica Dom Orione. Atuou de 02/2011 a 11/2015 como Coordenador do Curso de Administração da Faculdade Católica Dom Orione- FACDO em regime de 40 horas. Atua desde 02/2016 como Professor do Curso de Administração na Faculdade de Ciências do Tocantins - FACIT em regime parcial. É Consultor Credenciado em Gestão Empresarial pelo SEBRAE nas áreas de Marketing, Gestão Econômica- Financeira e Planejamento e Gestão Estratégica. Atua também no segmento de Assessoria/ Diagnóstico/ Planejamento Empresarial / Educacional e Pesquisas de Mercado. 

Diana Lopes de Andrade Brito, Faculdade Católica Dom Orione

Graduada em Administração pela - FACDO

Referências

ALBERGARIA, Jason. Criminologia Teórica e Prática. 2ª ed. Rio de Janeiro: Aide Editora, 1988.

ARISTÓTELES. Metafísica, livros VII e VIII. Tradução Lucas Angioni. Clássicos da filosofia, cadernos de tradução nº11. Editora Unicamp, 2005.

BARROS, Ageu. Gestão estratégica nas pequenas e médias empresas. Rio de Janeiro: Ciência moderna, 2007.

BRASIL. Decreto-Lei 2.848, de 07 de dezembro de 1940. Código Penal. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, 31 dez. 1940.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: e o novo papel dos Recursos Humanos nas Organizações. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

CHOMSKY, Noam. A Minoria Próspera e a Multidão Inquieta; trad. Mary Grace Fighiera Perpétuo. 2ª ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999.

DUPAS, Gilberto. Ética e poder na sociedade da informação. 2. ed. São Paulo: Unesp, 2001.

FERNANDES, Newton; FERNANDES, Valter. Criminologia Integrada. 2ª ed.rev. atual., e ampl. São Paulo: Editora dos Tribunais, 2002.

GARRIDO, Adriana Cristina Oliver. Fatores sociais de criminalidade. Minas Gerais: Atenas, 2006.

MACHADO NETO, Antônio Luiz. Sociologia Jurídica. 6ª ed. São Paulo: Saraiva, 1987.

MARX, Karl. O Capital; trad. Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Genealogia da moral: uma polêmica. 1. ed. São Paulo: Companhia das letras, 1998.

VALLS, Álvaro L. M. O que é ética. São Paulo: Brasiliense, 2006.

WEBER, Max. Ciência e Política: Duas Vocações; trad. Jean Melville. 1ª ed. São Paulo: Editora Martin Claret, 2002.

Downloads

Publicado

2016-12-16

Edição

Seção

ARTIGOS