UMA VISÃO DO COMPORTAMENTO HUMANO NAS PRÁTICAS DELITUOSAS: ESTUDO DE CASO NA CADEIA FEMININA DE BABAÇULANDIA – TO
Resumo
Este estudo é direcionado para a compreensão do comportamento humano nas práticas delituosas, analisando os fatores que podem ser determinantes para a marginalização dos indivíduos. O objetivo foi observar os condicionantes, bem como as premissas que são determinantes para que os indivíduos tenham um comportamento inclinado para o crime. Utilizou-se de abordagens literárias e pesquisa com mulheres em uma cadeia pública do município de Babaçulândia-TO, a fim de se obter os resultados propostos. A pesquisa de campo evidenciou que as práticas criminosas estão associadas com os fatores socioeconômicos, dentre eles a desintegração familiar e a falta de oportunidade para estudar. Entende-se, portanto que a política pública voltada para o amplo acesso à educação aliado com a base familiar contribui para a redução da criminalidade na sociedade.
Referências
ALBERGARIA, Jason. Criminologia Teórica e Prática. 2ª ed. Rio de Janeiro: Aide Editora, 1988.
ARISTÓTELES. Metafísica, livros VII e VIII. Tradução Lucas Angioni. Clássicos da filosofia, cadernos de tradução nº11. Editora Unicamp, 2005.
BARROS, Ageu. Gestão estratégica nas pequenas e médias empresas. Rio de Janeiro: Ciência moderna, 2007.
BRASIL. Decreto-Lei 2.848, de 07 de dezembro de 1940. Código Penal. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, 31 dez. 1940.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: e o novo papel dos Recursos Humanos nas Organizações. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
CHOMSKY, Noam. A Minoria Próspera e a Multidão Inquieta; trad. Mary Grace Fighiera Perpétuo. 2ª ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999.
DUPAS, Gilberto. Ética e poder na sociedade da informação. 2. ed. São Paulo: Unesp, 2001.
FERNANDES, Newton; FERNANDES, Valter. Criminologia Integrada. 2ª ed.rev. atual., e ampl. São Paulo: Editora dos Tribunais, 2002.
GARRIDO, Adriana Cristina Oliver. Fatores sociais de criminalidade. Minas Gerais: Atenas, 2006.
MACHADO NETO, Antônio Luiz. Sociologia Jurídica. 6ª ed. São Paulo: Saraiva, 1987.
MARX, Karl. O Capital; trad. Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Genealogia da moral: uma polêmica. 1. ed. São Paulo: Companhia das letras, 1998.
VALLS, Álvaro L. M. O que é ética. São Paulo: Brasiliense, 2006.
WEBER, Max. Ciência e Política: Duas Vocações; trad. Jean Melville. 1ª ed. São Paulo: Editora Martin Claret, 2002.