A PREPARAÇÃO MATEMÁTICA DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

UMA ANÁLISE DOCUMENTAL

Autores

  • Luciana Vaz Amador Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN) e do Centro Universitário Anhanguera Pitágoras Ampli (UniA), câmpus de Santo André
  • Bruno Gomes Pereira Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN) e do Centro Universitário Anhanguera Pitágoras Ampli (UniA), câmpus de Santo André. Orientador do Instituto de Pesquisa e Educação Continuada da Universidade de São Paulo (USP). Bolsista Produtividade da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular (FUNADESP).

Resumo

 

Este artigo tem como objetivo analisar a forma com a qual a geometria vem sendo trabalhada na formação inicial do pedagogo. A fundamentação teórica está alojada no campo interdisciplinar dos estudos em educação, com ênfase em trabalhos que problematizam aspectos ligados ao cognitivo e ao social a partir do ensino da matemática. Entendemos que tais pesquisa são pertinentes ao entendimento investigativo travado neste trabalho, pois os saberes matemáticos no contexto de formação inicial docente têm sido bastante discutidos. A metodologia é um estudo de caso de abordagem qualitativa. Foram analisados documentos de uma determinada instituição de ensino superior privada, localizada na região metropolitana de São Paulo, a partir de suas projeções sobre geometria no desenho curricular de uma Licenciatura em Pedagogia. Os dados revelam uma tentativa em apresentar no conteúdo referente a Poliedros e Corpos Redondos, conteúdos procedimentais, atitudinais e conceituais.

Biografia do Autor

Luciana Vaz Amador, Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN) e do Centro Universitário Anhanguera Pitágoras Ampli (UniA), câmpus de Santo André

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Anhanguera (UNIDERP). Docente da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN) e do Centro Universitário Anhanguera Pitágoras Ampli (UniA), câmpus de Santo André.

Bruno Gomes Pereira, Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN) e do Centro Universitário Anhanguera Pitágoras Ampli (UniA), câmpus de Santo André. Orientador do Instituto de Pesquisa e Educação Continuada da Universidade de São Paulo (USP). Bolsista Produtividade da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular (FUNADESP).

Doutor em Ensino de Língua e Literatura (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN) e do Centro Universitário Anhanguera Pitágoras Ampli (UniA), câmpus de Santo André. Orientador do Instituto de Pesquisa e Educação Continuada da Universidade de São Paulo (USP). Bolsista Produtividade da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular (FUNADESP).

Downloads

Publicado

2023-04-20

Edição

Seção

ARTIGOS