DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO A PARTIR DO ENSINO ATRAVÉS DE GÊNEROS
Resumo
Trata-se de um recorte de uma pesquisa maior, desenvolvida, de maneira inicial, no mestrado em letras. O objetivo é analisar como o ensino de Língua Portuguesa por meio de gêneros textuais pode ajudar na catalisação das habilidades de leitura, escrita e análise linguística. Estamos inseridos no campo interdisciplinar da linguística aplicada (LA), de maneira mais exata no que se refere aos estudos do letramento na escola. Nesse sentido, utilizamos a ideia de professor como agente de letramento como algo primordial para se entender a posição docente sobre o ensino de língua materna. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo, uma vez que consideramos a interpretabilidade como essência para o incentivo de um olhar mais ágil e humanizador no âmbito das Ciências Humanas. O tipo de pesquisa é documental, visto que analisamos relatórios de estágio supervisionado (RES) produzidos por alunos de uma licenciatura em letras, ofertada por uma universidade pública localizada no sudeste do Estado do Pará. Os dados revelam a tentativa dos professores da escola básica para acompanhar o ritmo como a sociedade vem se desenvolvendo no que se refere ao ensino de línguas.
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