DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO A PARTIR DO ENSINO ATRAVÉS DE GÊNEROS

Autores

  • Bruno Gomes Pereira Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos Ribeiro - ITPAC

Resumo

Trata-se de um recorte de uma pesquisa maior, desenvolvida, de maneira inicial, no mestrado em letras. O objetivo é analisar como o ensino de Língua Portuguesa por meio de gêneros textuais pode ajudar na catalisação das habilidades de leitura, escrita e análise linguística. Estamos inseridos no campo interdisciplinar da linguística aplicada (LA), de maneira mais exata no que se refere aos estudos do letramento na escola. Nesse sentido, utilizamos a ideia de professor como agente de letramento como algo primordial para se entender a posição docente sobre o ensino de língua materna. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo, uma vez que consideramos a interpretabilidade como essência para o incentivo de um olhar mais ágil e humanizador no âmbito das Ciências Humanas. O tipo de pesquisa é documental, visto que analisamos relatórios de estágio supervisionado (RES) produzidos por alunos de uma licenciatura em letras, ofertada por uma universidade pública localizada no sudeste do Estado do Pará. Os dados revelam a tentativa dos professores da escola básica para acompanhar o ritmo como a sociedade vem se desenvolvendo no que se refere ao ensino de línguas. 

Biografia do Autor

Bruno Gomes Pereira, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos Ribeiro - ITPAC

Graduado em Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), onde apresentou a monografia "Produção Textual: Problemas de coerência e coesão a partir do uso inadequado de operadores argumentativos e referenciais", situando seu trabalho no campo da Linguística Textual (LT). Especialista em Linguística Aplicada pela Faculdade de Tecnologia Antônio Propício de Aguiar Franco (FAPAF), com o trabalho de conclusão "A relação indissociável entre língua e cultura no documentário Língua: Vidas em Português". Mestre em Ensino de Língua e Literatura (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), onde defendeu a dissertação "Professores em Formação Inicial no Gênero Relatório de Estágio Supervisionado: Um estudo em licenciaturas paraenses", pesquisa desenvolvida a respeito das práticas de letramento de professores em formação inicial em diferentes licenciaturas do Estado do Pará. Doutor em Ensino de Língua e Literatura (Estudos Linguísticos) também pela UFT, tendo obtido o título por meio da defesa da tese intitulada "Relocalização de Saberes Acadêmicos na Construção de Vozes de Professores em Formação Inicial na Escrita Acadêmica Convencional e Reflexiva

Referências

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

HALLIDAY, M. A. K; HASAN, R. Language, Context, and Text; Aspects of language in social-semiotic perspective. Oxford: Oxford University Press, 1989.

KLEIMAN, A. Os estudos de letramento e a Formação do professor de língua Materna. In.:Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 487-517, set./dez. 2008.

______. Letramento e suas Implicações para o Ensino de Língua Materna. In.: Signo. Santa Cruz do Sul, v.32 n.53, p1-25, dez 2007.

LATOUR, B. Ciência em Ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais: Definição e funcionalidade. In.: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs). Gêneros Textuais e Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. p. 19-36.

SÁ-SILVA, J. R. et al. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. In.: Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, Ano I, n. I. 2009.

SILVA, W. R. Letramento e fracasso escolar: o ensino de língua materna. Manaus: UEA Edições (Editora da Universidade do Estado do Amazonas), 2012a.

SILVA, W. R. Gêneros textuais em aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio Brasileiro. Linguagem & Ensino, Pelotas, v.15, n.2, p. 387-418, jul./dez. 2012b.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VIOTTO, M. E. S. As Concepções de Gêneros Textuais/Discursivos do Professor de Língua Portuguesa. 25f (Monografia - Programa de Desenvolvimento Educacional). Universidade Estadual de Maringá, 2008.

Downloads

Publicado

2016-12-16

Edição

Seção

ARTIGOS