PALAVRA E PODER EM LÉXICO, DE MAX BARRY
Resumo
As relações de poder entre indivíduos ou grupos passam, inevitavelmente, pela
competência no uso da palavra. A palavra, mais do que um mero instrumento social
de comunicação, pode ser considerada uma ferramenta para medir forças com o
outro, tendo em vista o alcance de algum objetivo. Na obra Léxico, de Max Barry,
esta significação é levada ao extremo. Em uma academia, crianças e adolescentes
são ensinados a controlar seus interlocutores a partir da identificação e classificação
de personalidades. Nesta escola, todas as ciências são estudadas com um único
fim: exercer poder sobre o outro usando palavras. O objetivo do artigo é refletir sobre
o poder proporcionado pelo domínio do léxico, e sobre o lugar da escola como formadora de usuários da palavra. A análise aponta para duas situações. Primeiro, o potencial das escolas para preparar os alunos com vistas a amplificar seu domínio no emprego do léxico, fazendo uso de todas as ciências, transdisciplinarmente; segundo, o fato de os resultados produzidos pelos estudos formais realizados na escola não fazerem uma significativa diferença em comparação ao domínio adquirido informalmente pelos alunos no meio social. A análise é embasada nas ideias de autores como Foucault (poder e discurso) e Bourdieu (campo).