TESSITURAS DO ENSINO MÉDIO NO TOCANTINS
PROJETO DE VIDA NA EDUCAÇÃO INDÍGENA
Resumo
A pesquisa investiga a realidade do ensino médio e do componente curricular Projeto de Vida sob a ótica das políticas públicas educacionais. Seus objetivos específicos são: contextualizar a legislação relacionada ao Projeto de Vida, listar os conceitos
presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e analisar o material didático adotado pela Rede Estadual de Educação para esse componente curricular no ensino médio. A metodologia adotada é caracterizada como aplicada e conduzida por meio
de pesquisa bibliográfica. Adota-se uma perspectiva qualitativa, reconhecendo a interação dinâmica entre o contexto real e os sujeitos envolvidos. Além disso, é uma pesquisa exploratória, fundamentada na análise da legislação educacional vigente e
de materiais já publicados, visando à obtenção de embasamento teórico. Este estudo se apoia nas contribuições de diversos autores que discutem as transformações nas políticas públicas relacionadas ao Ensino Médio, bem como em documentos legais e
diretrizes educacionais, como a LDB (Lei nº 9394/96), o Plano Nacional de Educação (Lei nº 13005/2014), o Plano Estadual de Educação do Tocantins (Lei nº 2977/2015), a Lei nº 13.415/2017 que institui a Reforma do Ensino Médio, a Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) de 2018, o Documento Curricular Nacional do Novo Ensino Médio (DCNEM) de 2018 e o Documento Curricular do Território do Tocantins (DCT-TO) de 2022. Os resultados da pesquisa destacam questões relevantes sobre o ensino médio
e as mudanças decorrentes da implementação da Lei nº 13.415/2017 no contexto curricular da educação escolar indígena. A análise do material adotado para o Projeto de Vida no ensino médio no Tocantins revelou uma falta de representatividade da
identidade indígena. Apesar dos desafios na produção de conteúdo inclusivo, é essencial ampliar as vozes e perspectivas, valorizando as particularidades de cada região.