A ABUSIVIDADE DE TÉCNICAS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS RELAÇÕES DE CONSUMO – DIREITO DO CONSUMIDOR E LGPD

Autores

  • Cleber Sidney Trevisan
  • Josivelton Ribeiro Figueiredo
  • Pollyanna Marinho Medeiros Cerewuta

Resumo

Este estudo analisa o uso da Inteligência Artificial (IA) nas relações de consumo no Brasil, enfatizando o abuso do Direito do Consumidor e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O objetivo é descobrir como a IA pode afetar os direitos dos
consumidores e garantir que as regras sejam cumpridas. A pesquisa qualitativa identifica questões legais e éticas, revisando literatura e leis. Os resultados indicam que a regulamentação específica é necessária para direcionar o uso ético da IA.
Conclui-se que, para proteger os direitos dos consumidores na era digital, as leis de proteção ao consumidor e privacidade devem ser atualizadas continuamente.

Biografia do Autor

Cleber Sidney Trevisan

Graduado em Direito pela Faculdade Católica Dom Orione.- FACDO Araguaína – TO, e-mail: clebertrevisanseguralta@gmail.com

Josivelton Ribeiro Figueiredo

Graduado em Direito pela Faculdade Católica Dom Orione.- FACDO Araguaína – TO, e-mail:
josiveltonrf@gmail.com

Pollyanna Marinho Medeiros Cerewuta

Mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento pela PUC/GO, e-mail:
pollyanna@catolicaorione.edu.br

Arquivos adicionais

Publicado

2024-10-24

Edição

Seção

ARTIGOS