PERSPECTIVAS DE UMA REFORMA DE DIMENSÃO ONTOLÓGICA PARA UMA FORMAÇÃO SOCIALMENTE RELEVANTE
Resumo
O texto aborda a necessidade de uma reforma de dimensão ontológica para uma formação educacional relevante da sociedade, especialmente quando destacamos todas as mudanças sofridas nos últimos anos. Os autores argumentam que a educação atual está focada apenas em transmitir conhecimentos técnicos e habilidades práticas, negligenciando a formação de valores, a compreensão do propósito da vida e a transdisciplinaridade nos conteúdos ministrados durante toda uma formação que deveria ser pluralizada e indissociada da vida como um todo. Destaca-se também, como a educação deve ir além do ensino de disciplinas
acadêmicas e se concentrar no desenvolvimento integral dos indivíduos, proporcionando oportunidades para os estudantes explorarem suas paixões, desenvolverem habilidades sociais e emocionais, e refletirem sobre questões éticas e morais. A reforma proposta envolve uma mudança do ser primeiramente, uma transformação e realinhamento de pensamentos, para que assim, possam ser propostas reformas na forma como os currículos são estruturados, com uma maior ênfase em projetos interdisciplinares e aprendizagem baseada em problemas. Além disso, a importância de professores bem-preparados e engajados, que possam atuar como mentores e facilitadores do processo de aprendizagem.