PERSPECTIVAS DE UMA REFORMA DE DIMENSÃO ONTOLÓGICA PARA UMA FORMAÇÃO SOCIALMENTE RELEVANTE

Autores

  • Thamires Maia Paula Oliveira
  • Maria José de Pinho

Resumo

O texto aborda a necessidade de uma reforma de dimensão ontológica para uma formação educacional relevante da sociedade, especialmente quando destacamos todas as mudanças sofridas nos últimos anos. Os autores argumentam que a educação atual está focada apenas em transmitir conhecimentos técnicos e habilidades práticas, negligenciando a formação de valores, a compreensão do propósito da vida e a transdisciplinaridade nos conteúdos ministrados durante toda uma formação que deveria ser pluralizada e indissociada da vida como um todo. Destaca-se também, como a educação deve ir além do ensino de disciplinas
acadêmicas e se concentrar no desenvolvimento integral dos indivíduos, proporcionando oportunidades para os estudantes explorarem suas paixões, desenvolverem habilidades sociais e emocionais, e refletirem sobre questões éticas e morais. A reforma proposta envolve uma mudança do ser primeiramente, uma transformação e realinhamento de pensamentos, para que assim, possam ser propostas reformas na forma como os currículos são estruturados, com uma maior ênfase em projetos interdisciplinares e aprendizagem baseada em problemas. Além disso, a importância de professores bem-preparados e engajados, que possam atuar como mentores e facilitadores do processo de aprendizagem.

Biografia do Autor

Thamires Maia Paula Oliveira

Graduada em Pedagogia, Pós graduada em Gestão de Pessoas, Gestão Escolar, Educação Inclusiva
e Neuropsicopedagogia, Mestre em Educação – PPGE/UFT. https://orcid.org/0009-0007-8827-2033
thamiresmaia@hotmail.com

Maria José de Pinho

 Graduada em História e graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação pela Universidade Federal
de Pernambuco. Doutora em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
e Pós - Doutora em Educação pela Universidade do Algarve-Portugal. É professora Titular (classe E),
na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Palmas. É bolsista de produtividade CNPq
(PQ 1E). https://orcid.org/0000-0002-2045-3010 

Arquivos adicionais

Publicado

2025-05-09

Edição

Seção

ARTIGOS